16 de outubro de 2024
DIA DO PROFESSOR

Seduc-SP decreta expediente suspenso nas escolas estaduais

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br 
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/Governo do MS
A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais

A Seduc-SP (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) determinou expediente suspenso nas mais de 5 mil escolas do Estado nesta terça-feira (15), data em que se comemora o Dia do Professor.

De acordo com a Resolução da Pasta, “fica estabelecido que no dia 15 de outubro de 2024, será considerado dia não letivo no calendário escolar da Rede Estadual de Ensino”.

Ainda segundo a Resolução, as unidades escolares terão de readequar os seus calendários, pois, inicialmente, não estava previsto esse feriado escolar. De acordo com a Seduc-SP, a determinação tem como objetivo “valorizar o Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro”.

VEJA TAMBÉM

Vítima de aropelamento é identificada

Salãozinho de Humor divulga obras premiadas

Bebê de apenas 10 dias morre em casa, em Piracicaba

A data comemorativa é válida para todos os professores que atuam nas escolas estaduais e as aulas serão retomadas na quarta-feira (16). As unidades de ensino permanecerão abertas para atividades administrativas.

“O professor é a alma da escola, a referência para alunos e a sociedade. Nossa gestão tem o compromisso de valorizar e reconhecer cada vez mais os docentes do Estado”, diz o secretário da Educação Renato Feder.

A DATA
No Brasil, a criação do Dia do Professor está associada com a Lei de 15 de outubro de 1827, assinado por D. Pedro I.
Nesse documento, ficou estabelecido que em todas as cidades do país seriam construídas escolas primárias de ensino elementar. Na época, elas eram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”.

Contudo, a comemoração começou somente 120 anos depois. Foi, portanto, em 1947 que se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor” transformando o projeto na Lei Estadual nº 174.

A primeira comemoração ocorreu na cidade de São Paulo. Ela foi encabeçada pelo educador Salomão Becker, que ficou conhecido por suas célebres frases: “Professor é profissão, educador é vocação” ; “Em Educação, não avançar já é retroceder.”