Acontece neste sábado (5), em evento virtual, o lançamento do livro “Vila Velha - Registros de Otto Vencovsky em 1940”, com fotos de paisagens e formações geológicas de Vila Velha, no Paraná, feitas pelo austríaco Otto Vencovsky no início da década de 1940. O lançamento acontece às 16h, e é realizado pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), com apoio da APL (Academia Piracicabana de Letras). Além das fotos, será divulgado um filme com imagens gravadas por Vencovsky. O evento é parte das comemorações dos 200 anos de imigração dos povos de língua alemã no Brasil.
Saiba mais
Organizado pelo presidente da APL, Vitor Pires Vencovsky, a obra é um livro fotográfico, que mostra a natureza do Parque Vila Velha. A relação do autor com o estado do Paraná começou na década de 1920, quando encontrou um alemão dentro de um bonde na cidade de São Paulo. Ele foi convidado a conhecer a propriedade da família Bloch no interior do Paraná, no município de Cândido Abreu, às margens do rio Ivaí.
Suas viagens ao Paraná resultaram no casamento com Kaethe Bloch e na sua admiração pelas belezas dos monumentos do Parque Vila Velha. Entre 1938 e 1942, realizou diversas visitas à Vila Velha, sempre acompanhado de amigos e familiares.
Durante suas viagens, fez diversos registros com sua máquina fotográfica e uma filmadora 8 milímetros. Esse acervo permitiu organizar um livro e um filme, que mostram como eram as viagens de São Paulo para Vila Velha. O livro e o filme serão lançados virtualmente no dia 05 de outubro, mês em que Otto Vencovsky completaria 125 anos. O livro foi produzido pela Editora Oikos, e a versão impressa pode ser encomendada pela internet. Veja no site do JP como encomendar a sua edição (sampi.net.br/piracicaba). Já o filme foi registrado durante uma das viagens de Otto ao Paraná, em 1942. As imagens mostram as paisagens e as araucárias do estado do Paraná a partir da janela do trem, a chegada de taxi ao Parque Vila Velha, a organização do acampamento e os passeios pelas estruturas geológicos do parque.
Nascido em 1899 em Viena, Áustria, chegou ao Brasil pelo porto de Santos em 1920 e se estabeleceu na cidade de São Paulo. Foi empresário, fazendeiro e um grande colecionador de documentos, fotos e vídeos da família.
Os lançamentos do livro e do filme acontecem em evento virtual neste sábado, 5 de outubro, às 16h. Os interessados podem acompanhar o evento pelo instagram do IHGP, o @ihgppiracicaba.