Foi inaugurado na última quinta-feira (3) o monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. A iniciativa da homenagem é da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba, com a obra concebida pelo artista Palmiro Romani, que também é diretor cultural da entidade, e realizada pela Fundiart, empresa de Euclides Baraldi Libardi. A apresentação do monumento teve a participação do cônsul-geral da Itália no Brasil, Domenico Fornara e outras autoridades.
Estiveram presentes no evento o presidente da Società Italiana, Juliano Meneghel Dorizotto, o secretário da Ação Cultural de Piracicaba, Carlos Beltrame, além de representantes das famílias que fizeram doações para a construção do monumento, que foi instalado no Parque da Rua do Porto, próximo a Praça das Bandeiras. A escultura foi pensada para representar o processo de imigração dos italianos. De forma minimalista, representa a simplicidade e a dificuldade da mudança de continente que acompanhou os italianos que chegaram ao Brasil.
A escultura é composta por um cajado, que representa a forma como os imigrantes se fixaram na nova terra, além de apontar para o céu, mirando uma providência divina. Outro elemento, a mala de mão simboliza a forma simples como os imigrantes chegaram, apenas com poucos objetos pessoais que eram carregados por quem tinha condições. Por fim, uma mão, que representa a figura humana do imigrante. A escultura foi posicionada sobre um pedestal, onde foi inscrito o nome das famílias que doaram para a realização do projeto.