Na reta final da campanha para as Eleições 2024, a deputada estadual e candidata à prefeitura de Piracicaba, Professora Bebel (PT) destacou a valorização do turismo e cultura, fortalecimento dos bairros e resolução de problemas com falta de água na cidade durante debate realizado no último sábado (28). Além desses temas, a candidata defendeu o cooperativismo e deu propostas para resolver problemas com déficit habitacional na cidade.
Saiba mais
O encontro entre os candidatos foi realizado pela EPTV, afiliada da Rede Globo. Segundo a deputada, no turismo, a candidata afirmou que irá recriar a Secretaria Municipal do Turismo e impulsionar tanto o turismo de negócios como de lazer e fortalecer a economia criativa para a geração de empregos e renda. A candidata também disse que irá fortalecer os bairros da cidade que, segundo ela, hoje estão “invisíveis”, garantindo os equipamentos públicos nas áreas de saúde e educação. “É muito triste andar por bairros da cidade e ver esgoto correndo a céu aberto”, faltou. Sobre a mobilidade urbana, a Professora Bebel disse que é preciso revisar o Plano Diretor de Desenvolvimento do município para reduzir o que chamou de vazios urbanos, assim como colocar ônibus nos bairros para atender a população. Para a geração de empregos, Bebel quer incentivar o cooperativismo e as ações consorciadas, assim como garantir incentivo para as médias e pequenas empresas.
A candidata também quer desenvolver a política habitacional no município, que já teve a Emdhap, criada no primeiro ano do governo do então prefeito José Machado para coordenar tanto a regularização fundiária de loteamentos, assim como para coordenar os programas habitacionais, buscando a construção de novas moradias na cidade.
Em suas considerações finais, a Professora Bebel disse que não teve a oportunidade de falar da educação, “área mais importante, que forma todos os profissionais, que foi esvaziada neste debate, mas quero dizer que se eleita criarei a escola de tempo integral e a creche de tempo estendido, para atender as necessidades das mães trabalhadoras, e os professores serão valorizados”, disse. Também lamentou que candidato que votou contra os servidores públicos que acabou com a aposentadoria de aposentados e pensionistas diga irá valorizar os servidores municipais. “Os professores odeiam o subsídio, óleo de peroba na cara é bom”, disse Bebel, que deixou claro que está aberta a discutir com todas as áreas, mas que está preparada para defender a população mais necessitada. Para deixar claro que a saúde será prioridade do seu governo, Bebel também destacou que tem como candidato a vice-prefeito o médico Dr. Perci, que foi coordenador das UPAS no governo do então prefeito José Machado. “Juntos, estamos preparados para cuidar de Piracicaba”, finalizou.