06 de outubro de 2024
SEXO SEGURO

Pesquisa revela quem mais usa camisinha; veja posição do Brasil

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação

Uma pesquisa global com mais de 39 mil pessoas de 36 países, revelou as regiões que mais e as que menos utilizam preservativos durante o ato sexual. O Brasil está na 14ª posição, com 32% dos entrevistados afirmando ter usado camisinha nos últimos 12 meses. O uso de preservativos é o método mais eficaz para prevenir infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), com uma eficácia de até 95% quando usados corretamente.

Entre os países sul-americanos que mais usam camisinha, o Peru se destaca em 3º lugar com 41%, enquanto o México aparece em 13º com 33%. Os Emirados Árabes Unidos lideraram o ranking global com 63%, seguidos pelo Vietnã com 46%. Já os britânicos, apenas 15% afirmaram ter adquirido preservativos no último ano. Nos Estados Unidos e na Austrália, os números não foram muito melhores, com 16% e 19%, respectivamente.

Entretanto, britânicos, americanos e australianos não são os mais resistentes ao uso de preservativos, conforme indicado pela pesquisa. No final da lista aparece Japão e Holanda, onde apenas 12% dos participantes afirmaram ter comprado preservativos nos últimos 12 meses. O uso incorreto do preservativo pode reduzir a eficácia de 95% para cerca de 79%, conforme indicam os estudos. Entre as justificativas mais comuns para não utilizar o preservativo, os entrevistados citaram a perda de sensação (16%), a falta de espontaneidade (14%) e o temor de que "estrague o clima" (13%).