02 de outubro de 2024
CRIME

Tido como perigoso, 'Maníaco da Cruz' ataca policiais em presídio

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

Dyonathan Celestrino, de 32 anos, conhecido como o “Maníaco da Cruz”, voltou a causar problemas para a segurança do Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), onde está preso desde 2013, na ala psiquiátrica. Segundo boletim de ocorrência do último sábado (28), ele se recusou a voltar para a cela após o banho de sol, obrigando os policiais a usarem um escudo para contê-lo. Durante o confronto, Dyonathan arremessou urina em um dos agentes, atingindo-o no olho. A agressividade do detento é considerada recorrente, tendo já cometido ataques similares em ocasiões anteriores.

Celestrino ganhou notoriedade ainda na adolescência, após matar três pessoas em série, em 2008, na cidade de Rio Brilhante (MS), a 163 km da capital. Na época, com apenas 16 anos, ele assassinou um pedreiro e duas jovens. Desde então, o jovem tem enfrentado episódios de violência e tentativas de fuga. Em 2013, fugiu da Unidade Educacional de Internação (Unei) de Ponta Porã, sendo recapturado pela polícia paraguaia pouco tempo depois.

Diagnosticado com transtornos psiquiátricos, Dyonathan foi internado compulsoriamente após laudos indicarem sua incapacidade de convívio social. Desde 2013, cumpre pena em regime de internação psiquiátrica no IPCG, onde segue apresentando comportamentos violentos.