27 de setembro de 2024
MORTE

Grupo é preso por usar 'cápsula da morte' em suicídio; entenda

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução

A polícia suíça prendeu várias pessoas após o uso da cápsula "Sarco", projetada para permitir suicídios, em uma floresta em Merishausen, no cantão de Schaffhausen. A cápsula foi utilizada pela primeira vez por uma americana de 64 anos, que sofria de problemas graves no sistema imunológico, segundo informou o grupo The Last Resort, responsável pela tecnologia.

Saiba mais

As autoridades locais abriram investigações por "induzir, auxiliar e instigar suicídio". Entre os detidos estão Florian Willet, copresidente do The Last Resort, um jornalista holandês e dois cidadãos suíços. Willet estava presente no momento da morte da mulher, descrita por ele como "pacífica, rápida e digna". A mulher passou por avaliações psiquiátricas antes do procedimento.

A cápsula, desenhada pelo médico australiano Philip Nitschke, utiliza gás nitrogênio para reduzir o oxigênio a níveis fatais. Seu uso gerou controvérsia, especialmente após a ministra suíça da saúde, Elisabeth Baume-Schneider, afirmar que a tecnologia não cumpre os requisitos de segurança e que o uso de nitrogênio é ilegal no país.