27 de setembro de 2024
VESTIBULAR DA BOLA

XV é confirmado na Copa SP; Piracicaba fica fora do torneio

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
O Barão não recebe jogos da Copa SP deste 2011

Piracicaba não será a sede da Copa São Paulo de futebol Júnior em 2025. A cidade declinou mais uma vez o convite da FPF (Federação Paulista de Futebol), organizadora do evento. O XV de Novembro, porém, está confirmado com o seu time sub-20 na competição, que tradicionalmente é realizada em janeiro.

A última vez que a Noiva da Colina foi sede do vestibular da bola foi em 2011, quando recebeu as equipes do Internacional, Primeira Camisa e Sete de Setembro-MS. Na oportunidade, o XV não passou da primeira fase – empatou sem gols com o Sete de Setembro; e perdeu para o Primeira Camisa (3 a 2) e para o Inter (1 x 0).  
VEJA TAMBÉM - Escola Guga transforma atletas e cidadãos no Cristóvão Colombo

Em 2011, Piracicaba também não seria sede da Copa-SP. Porém, houve desistência, de última hora, de uma outra sede e a FPF fez um pedido pessoal para que a Noiva da Colina abrigasse o grupo. O maior problema em ser sede são os custos – o Poder Público tem de arcar com as despesas das equipes na primeira fase.

A diretoria do XV de Piracicaba, porém, confirmou presença da equipe no torneio. O time vem de boas campanhas nos últimos anos, pois passou da primeira fase em 2022 e 2023, após décadas sem avançar. A equipe sub-20, sob o comando do técnico Leandro Silva, vem se preparando para finalizar esta temporada 2024/2025 justamente na Copa SP.

TRADIÇÃO
A Copinha é realizada todo início de ano, desde 1969, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Em 2021, a competição foi cancelada devido a pandemia da Covid-19, para segurança dos atletas e demais profissionais. A FPF retomou a competição em 2022, permitindo que atletas nascidos em 2001 pudessem participar.

O torneio é responsável pelas revelações de alguns dos maiores jogadores do país, como recentemente o atacante Endrick, que participou da 52ª edição, conquistando o título de campeão da Copinha pela primeira vez para o Palmeiras. Atualmente, ele atua no Real Madrid.