06 de outubro de 2024
DE GRAÇA

Sucesso, violoncelista Wilson Sampaio volta à Capela Monte Alegre

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação

O violoncelista Wilson Sampaio, de Piracicaba, volta a se apresentar na Capela Monte Alegre na segunda edição do Concerto de Música de Câmara: Suítes para Violoncelo de Johann Sebastian Bach, nesta sexta-feira (20), a partir das 20h. O evento tem entrada gratuita e a retirada de ingressos deve ser feita pela internet. Reserve aqui o seu ingresso.

Saiba mais

O concerto é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Stoller do Brasil e da Painco e Apoio do Instituto CPFL, Banco CNH Capital, Capela Monte Alegre, com produção cultural da 3marias Produtora.

A apresentação volta a acontecer após o sucesso da primeira edição, que também aconteceu na Capela Monte Alegre. Patrimônio histórico construído em 1936, a capela é conhecida por sua riqueza artística, arquitetura referencial e decoração com obras de Alfredo Volpi, que é um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira.

Neste concerto, Wilson Sampaio interpretará mais duas das seis Suítes de Johann Sebastian Bach. “É uma grande oportunidade para o público vivenciar a beleza dessas obras-primas. Com uma técnica impecável e uma sensibilidade artística rara, Sampaio encantou a todos na primeira apresentação, e promete mais uma vez emocionar a todos”, disse o coordenador da Academia Jovens Músicos, maestro Anderson de Oliveira. No primeiro concerto, Wilson Sampaio tocou as Suítes Nº 01 e Nº 06. Neste segundo concerto, ele interpretará as Suítes Nº 02 e Nº 05.

Histórico

A primeira apresentação de Sampaio na Capela Monte Alegre foi registrada em vídeo. Com isso, ele se tornou o primeiro brasileiro a gravar uma apresentação de todas as seis suítes para violoncelo solo de Bach. “O que Wilson Sampaio realizou é histórico. Ele se destacou como intérprete e como o primeiro músico brasileiro a registrar em vídeo todas as seis Suítes de Bach para Violoncelo Solo. Esse é um marco para a música no Brasil, é uma honra para a Academia”, ressalta Anderson de Oliveira, maestro e idealizador da série. A série está disponível no Canal do YouTube da Academia Jovens Músicos.

Para Wilson Sampaio, gravar as ‘Suítes de Bach’ foi uma realização pessoal. “Bach é um dos compositores mais reverenciados na história da música, e poder trazer essa obra completa ao público, especialmente através de um registro audiovisual tão cuidadoso, é algo que me enche de orgulho e agradeço ao maestro Anderson que me incentivou. Não queria terminar minha carreira sem antes tocar as Suítes de Bach", disse o músico.

Wilson Sampaio é violoncelista e professor da Academia de Jovens Músicos. Premiado no Brasil e na Europa, Sampaio estudou nos Estados Unidos e formou-se pelo Juilliard Pre-College, em Nova Iorque, sob a orientação de Leonard Rose. Em 1993, ele continuou seus estudos na Musikhochschule-Detmold, na Alemanha, e concluiu sua formação no Conservatório de Genebra, em 1995, onde obteve o “Primeiro Prêmio de Virtuosidade Avec Distinction”, além dos prêmios especiais “Henri Stern” e “Denis de Marignac”.

O Concerto de Música de Câmara: Suítes para Violoncelo de Johann Sebastian Bach acontece na sexta-feira, a partir das 20h na Capela Monte Alegre, que fica na avenida Pedro Morganti, no Monte Alegre, em Piracicaba. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pela internet.