A menos de um mês das eleições municipais de 2024, começou a circular em redes sociais a falsa informação de que o voto seria utilizado como prova de vida para aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A prova de vida é uma exigência anual para quem recebe benefícios de longa duração, como aposentadorias.
Saiba mais
O INSS negou a veracidade das informações. Em nota, o instituto afirmou que a imagem compartilhada não foi criada pelo órgão, embora a legislação de 2022 preveja o cruzamento de dados eleitorais. O Instituto esclareceu que, apesar do desenvolvimento de uma ferramenta para essa finalidade, o processo ainda não está em operação.
De acordo com o juiz eleitoral da 93ª Zona Eleitoral de Piracicaba, Luiz Augusto Barrichello Neto, o cruzamento de informações entre os órgãos da União pode acontecer, mas não da forma como vem sendo divulgado por mensagens do WhatsApp. "Isso é fake. Não foi um material produzido pela Justiça Eleitoral. Entretanto, de fato, em orgãos governamentais relacionados à União, existe uma troca de informações, e pode, sim acontecer, dependendo do intercâmbio de informações, do INSS solicitar junto à Justiça Eleitoral informações sobre se a pessoa votou ou não. Ou seja, se a pessoa está viva, porque isso é uma diligência importante para a continuidade do pagamento de benefícios", disse. "Mas não é dessa forma que está sendo divulgado. Pode existir uma troca, sim, de informações, de uma consulta às bases de dados que existem em inúmeros órgãos, mas não dessa forma. A princípio, essa mensagem é fake, mas não que isso seja impossível de ser realizado", completou.
O juíz orientou para que as pessoas que recebem benefícios do INSS procurem fontes oficiais de informação para o procedimento de prova de vida. "É sempre bom que as pessoas entrem no site do INSS, o site oficial, e lá existe uma página sobre como é a nova prova de vida do INSS. Lá, eventualmente, eles vão dar os passos e as informações. O ideal é fazer o atendimento pessoal ou mesmo pelo aplicativo do Meu INSS, com a senha do Gov.br etc", disse.
Como Fazer a Prova de Vida
O procedimento é obrigatório aos beneficiários. Porém, não é mais obrigatória a presença da pessoa em uma agência do INSS. A prova de vida pode ser feita pela internet no app Meu INSS, que dá as instruções de forma simples e prática para que o procediemnto seja feito.