17 de setembro de 2024
MÚSICA E POEMA

Pianista Cecília Bellato toca em lançamento de livro na Società

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min

Mãe e filha, as escritoras Eliete de Fátima Guarnieri e Isabella Grenieri lançam, na próxima terça-feira (17) livros de poesia na Società Italiana di Mutuo Soccorso, de Piracicaba. Eliete lança a obra bilingue “Minuetos em Versos”, e Isabella apresenta “Ermitões Bucólicos”. O lançamento também será completado por uma apresentação especial de Cecília Bellato, que tocará obras clássicas no piano conforme as poesias são declamadas ao longo dos lançamentos. O evento é gratuito.

Saiba mais

Segundo Cecília, a proposta é fazer uma conexão entre as obras de grandes compositores, de diversos períodos, com o conteúdo das poesias. “É uma nova proposta, é um novo trabalho fazer essa conexão com o mundo das poesias com relação à parte musical dos grandes compositores”, disse a pianista. “Isso é muito satisfatório. É conhecer bem cada época, a época do barroco, do classicismo, do romantismo e, depois, até chegar no impressionismo. A gente tem que sentir um pouco o conteúdo da poesia para que seja satisfatória a atenção e o entendimento do público ali existente”, completou. Para o programa, foram selecionadas obras como Minuetos de Bach, Sonata ao Luar de Beethoven, Prelúdios e Noturno de Chopin, Clair de Lune, de Debussy, entre outros compositores, que acompanharão as poesias de mãe e filha.

O livro Minuetos em Versos é a terceira obra literária publicada por Eliete. Ela é autora de dois livros de contos: “Quando o estômago grita” e “Quando a alma viaja”, lançados no primeiro semestre de 2023 e 2024, respectivamente. Eliete explica que, desde a adolescência, escreve contos e poesias e que, no livro “Minuetos em Versos”, reuniu 35 pequenos poemas, minuetos de palavras, em versão bilingue. “São poemas escritos entre 1992 e 2024. Muitos deles se encontravam escritos à mão, em cadernos ou folhas soltas, e guardados em uma caixa de papelão. Os mais novos já foram escritos para serem publicados nesse livro. Agora estão juntos, pequenos minuetos transformados numa singela sinfonia de versos. Que esses versos sejam agradáveis ao ouvido e à alma do leitor”, salienta Eliete. A escritora ressalta, ainda, que a escolha por publicar um livro bilingue decorre da sua paixão pela língua francesa. “Essa língua possui muita sonoridade poética. O francês é a língua para falar de amor”, finaliza.

Já Isabella Grenieri, após lançar o livro “A Psicodélica Mente de Vênus Syems”, em setembro do ano passado, decidiu criar um compilado de mini poemas para, segundo ela, sair da zona de conforto. Inspirada pela mãe, a jovem escritora afirma que “Ermitões Bucólicos” são os próprios poemas. Cada um remete à natureza da alma e ao desejo de isolar-se para, assim, compreender-se melhor. “Estou extremamente contente com o nosso lançamento em conjunto! É uma grande honra ter a oportunidade de publicar uma obra ao mesmo tempo em que a minha maior inspiração literária”.