14 de setembro de 2024
INCLUSÃO

Unimed Piracicaba capacita equipes com curso de Libras

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

Em uma iniciativa que reafirma o compromisso com o respeito e a inclusão, um grupo de colaboradores da Unimed Piracicaba participou de curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrado pela empresa Inclusão Corporativa, em parceria com o departamento de Recursos Humanos da Instituição.

“Capacitar nossas equipes para se comunicar com este grupo amplia a competência de atendimento e demonstra o respeito que temos pela diversidade. Acreditamos que cada beneficiário merece ser tratado com dignidade e a qualificação em Libras é uma ferramenta valiosa para garantir que todos, sem exceção, tenham acesso aos nossos serviços”, disse Carlos Joussef, presidente da Cooperativa.

Com duração de 40 horas, o treinamento faz parte do plano estratégico da Cooperativa para garantir que o atendimento aos surdos seja realizado de forma eficiente, reforçando a importância da comunicação acessível no ambiente de trabalho e nas relações com o público.

Para Mauro Rontani, gerente de Recursos Humanos da Unimed Piracicaba, o conhecimento em Libras é um diferencial importante para a Instituição. “Este curso aprimora o nosso atendimento humanizado. Todos são bem-vindos e estamos preparados para atender cada pessoa com o devido cuidado e atenção”, ressaltou.

Ao longo de cinco dias, o curso apresentou conteúdo do dia a dia corporativo, com aulas práticas. “Na programação, exploramos cores, números e meses do ano, além de informações específicas para uso em hospitais, como simulações de atendimento e sinais voltados a área da saúde”, contou Fábio Santos, um dos instrutores de Libras que seguiu com a turma.

A enfermeira Débora Tavares, que atua no serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) da Unimed Piracicaba – Health Life Viver Bem, esteve no curso e aprovou a iniciativa. “Sempre tive vontade de aprender Libras. Foi uma oportunidade única conhecer de perto esse universo. Agora, facilitar a comunicação entre pessoas surdas me enche de alegria, pois estamos aqui para contribuir com nossos beneficiários”, finalizou.