24 de novembro de 2024
LUTAS 

Exame para promoção de faixas encerra a Semana do Taekwondo

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Evento teve a presença de atletas e praticantes de várias cidades

A Semana Municipal do Taekwondo será estendida neste ano. Tradicionalmente, ela acontece entre os dias 1º e 7 de setembro, mas nesta edição só será encerrada no final deste mês, juntamente com a Festa da Primavera – que acontecerá entre os dias 27 e 29 de setembro, no Engenho Central. Na oportunidade, serão realizados, no dia 28, o exame para promoção de faixas e a entrega de homenagens aos destaques da temporada 2023/2024.

A Semana do Taekwondo em Piracicaba deste ano foi composta pelo Desafio Nippon de Lutas e o Festival Nippon de Jogos Pré-Desportivos, que contou com a presença de atletas e praticantes da modalidade olímpica das cidades de Assis, Paraguaçu Paulista, Araras, Indaiatuba, Itapetininga e Piracicaba.

VEJA TAMBÉM - Neste ano, XV marcou duas vezes em casa o placar que precisa contra a Lusa

A programação, que chegou este ano à 11ª edição, inicia-se propositalmente junto com o Dia do Profissional de Educação Física, já que a formação do profissional de taekwondo precisa estar atrelada a um curso de nível superior que tenha base na ciência.

"O taekwondo é uma arte marcial, mas também é um desporto olímpico que necessita de amparo da ciência para a performance humana. Por isso essa junção de profissões precisa estar atrelada uma na outra", explicou o mestre Frederico Mitooka, idealizador do evento.

VEJA TAMBÉM - Futsal de Piracicaba joga nesta sexta-feira pela Copa Campinas

Além dos eventos competitivos, o Dojan Nippon - representante oficial da modalidade na cidade -, realizou treinos especiais de defesa pessoal na sua sede e nos projetos sociais em parceria com a Selam na EE Luciano Guidotti, EE Francisco Mariano Costa, EM Elizabeth Consolmagno Cruz, Centro Comunitário do Novo Horizonte.

Ainda participaram das aulas especiais as escolas estaduais Eduir Benedicto Scarpari e Dom Eduardo Milad Koaik, amparadas pelo ministério dos esportes através da lei de incentivo ao esporte.

LIVES

A Semana Municipal do Taekwondo, criada a partir da lei municipal 7.781/201, teve ainda a realização de algumas lives com mães de praticantes do esporte, que relataram suas experiências e as transformações na formação dos seus filhos ocorridas pela prática da arte marcial e também pelo desporto olímpico.