O curta-metragem Dias de Escuridão, obra da produtora independente Rubro Filmes, de Piracicaba, conquistou três prêmios no Hollywood Blood Festival, evento de cinema focado em filmes de terror e mistério de Los Angeles, nos Estados Unidos. A obra foi premiada nas categorias de Melhor Filme de Mistério (Best Mystery), Melhor Direção (Best Director) para Cris Mendes, e Melhor Dupla (Best Duo) para Fred Vittola e Rafa Salles.
Saiba mais
O filme foi gravado nas cidades de São Águas de São Pedro e Itirapina, na RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), e deve participação especial da atriz Tassia Guarnieri e Fred Vittola, conhecido pela série "Desalma" do Globoplay. "Dias de Escuridão" narra a história de Pedro, um homem que perde sua única filha em um acidente, desencadeando distúrbios psicológicos que o levam a viver seus dias mais sombrios. Com uma narrativa que mistura terror psicológico e suspense, o curta-metragem tem duração de 17 minutos e foi finalizado em 2024.
Para Cris Mendes, diretora e roteirista do filme, ser reconhecida como Melhor Direção em um festival de horror e mistério é um marco significativo, não apenas para a Rubro Filmes, mas também para sua trajetória como cineasta em um gênero tradicionalmente dominado por homens. "Quebrar as barreiras do filme de gênero no Brasil é um desafio constante. Apesar de termos grandes obras no cinema de horror, elas muitas vezes não alcançam a notoriedade que merecem. Levar nossas produções para fora e obter reconhecimento internacional é crucial para afirmar o valor do cinema brasileiro dentro desse nicho. Mas esperamos essa aprovação aqui na nossa casa com o público brasileiro", disse.
Gabriel Ávila, diretor de produção, destaca que "receber prêmios em Los Angeles valida o trabalho da equipe e sua capacidade de produzir conteúdo de qualidade de forma independente," e afirma que "essa conquista motiva a continuar investindo em projetos que abordam temas desafiadores." O filme contou com a produção executiva de Bruna Epiphanio, direção de fotografia de Marco Escanhoela e trilha sonora de Otávio Bacchin com música original da cantora piracicabana Pa Moreno. A produção foi viabilizada com recursos do edital ProAC da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
O Hollywood Blood Horror Festival é um evento focado em filmes de horror e mistério. Embora seja de menor porte, ele oferece uma plataforma digital para cineastas independentes alcançarem uma audiência global.