Uma nova frente fria se aproxima do Estado de São Paulo e poderá dar um alívio na onda de calor que atinge todas as regiões do território paulista. De acordo com o Climatempo, a frente fria deve começar a ganhar força na sexta-feira (13), mas não será o suficiente para dissipar por completo a onda de calor. Ainda segundo o Climatempo, há a possibilidade de chuvas no interior paulista, incluindo Piracicaba, que devem auxiliar na melhora da qualidade do ar. No entanto, segundo a instituição, há a possibilidade de formação de chuva preta (leia mais abaixo).
Saiba mais
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tendência para os dias do final de semana é de uma leve redução nas temperaturas, com céu com poucas nuvens. Para esta quarta-feira (11), a máxima prevista é de 37°C, com umidade relativa do ar em 10% e previsão de névoa seca. Na quinta-feira (12), a previsão indica mínima de 20°C e máxima de 36°C, com poucas nuvens e previsão de névoa seca. Na sexta-feira (13), a mínima continua em 20°C e a máxima em 36 °C, com poucas nuvens no céu. Já na previsão estendida para sábado (14), a mínima prevista será de 21°C e a máxima, 36°C, com poucas nuvens no céu. No domingo (15), a previsão é de mínima de 17°C e máxima de 34°C, com muitas nuvens no céu.
“A passagem dessa frente fria trará chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste. No Sudeste, o sistema favorecerá a redução do calor extremo, com ênfase em São Paulo, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais, onde as temperaturas devem ficar mais amenas”, informou o Climatempo.
Além disso, o Climatempo alertou para a formação do fenômeno conhecido como chuva preta, que acontece quando a fuligem das queimadas, suspensa no ar, se mistura às gotas de água da chuva, resultando em uma chuva carregada de partículas escuras. ”Esse fenômeno, comum em áreas afetadas por incêndios, pode ser observado nos próximos dias, principalmente no Sul e Sudeste do Brasil, onde a fumaça e as chuvas se encontram”, citou.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.