04 de janeiro de 2025
MUNDIAL DE KARATÊ

‘Gosto sempre de pensar alto, mantendo meus pés no chão é claro!’

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Cauã Faria: ‘Cada gota de suor valerá a pena’

Passada a euforia pela classificação para o Mundial Cadete, Junior e Sub-21 de Karatê, em Veneza, na Itália, agora é foco na preparação! O atleta Cauã Faria já se volta para os treinamentos visando conquistar um resultado de destaque na competição.

O Campeonato Mundial de Karatê será realizado entre os dias 9 e 13 de outubro e o piracicabano será o único a representar o Brasil em sua categoria - Junior (16 e 17 anos), -76kg.

VEJA TAMBÉM - Tio Régis: rodada deste domingo define os semifinalistas

A competição na Itália é apenas uma das muitas conquistas de Cauã nesta temporada, marcada pela primeira vez na Seleção Brasileira, pelo título sul-americano e pela conquista do Pan-Americano.

“Isso mostra a continuidade do karatê piracicabano em alto nível”, constatou o técnico Diego Spigolon. “Através do convênio da Sport Way com a Selam, nós conseguimos auxiliá-lo nesse processo, tanto no auxílio com passagens como na preparação e esses esforços valeram muito a pena”, declarou Spigolon.

O torneio em Veneza terá a participação de 180 países, mas Spigolon vê chance em seu pupilo. “Eu enxergo no Cauã uma possibilidade real de superar países com grande tradição no karatê e chegar ao pódio”, afirma.

‘MARAVILHOSA’
Cauã confessa que todo esse sucesso causou ansiedade e medo de que pudesse algo dar errado durante todo o processo. Mas, no final, os resultados foram positivos.

“Meu primeiro ano dentro da Seleção Brasileira; está sendo tudo muito novo para mim. Foi também meu primeiro Pan-Americano, então estava bem nervoso”, admite Cauã.

“Treinei muito duro para isso (Mundial), então a sensação que tenho hoje de conquistar a chance de representar meu país em um campeonato a nível mundial é maravilhosa”, afirma.

VEJA TAMBÉM - No Canindé, XV de Piracicaba inicia 'mata-mata' contra a Lusa

Com foco no Mundial, a preparação será intensa. “Cada gota de suor valerá a pena e darei meu máximo em todos os treinos. Será o nível mais alto que irei enfrentar e quero me sentir pronto para o que vier”, diz.

Sobre as expectativas para a competição, ele disse que “gosto sempre de pensar alto, mantendo meus pés no chão é claro”. “Acredito muito em meu potencial e no trabalho pesado que faço junto aos meus senseis.”

“Posso dizer com convicção que (as expectativas) são as melhores possíveis. Venho trabalhando minha mentalidade durante meu período preparatório e, apesar de saber que nenhum resultado é certo, chegarei com a mente o mais preparada possível e com a vontade gigante de vencer”, finaliza.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.