09 de setembro de 2024
MEIO AMBIENTE

Abaixo-assinado cobra ações para proteger o Rio Piracicaba

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Rio Piracicaba: abaixo-assinado cobra ações

Entidades ligadas ao Rio Piracicaba lançaram um abaixo-assinado para reivindicar ações imediatas de preservação do rio e sua fauna. Lançado no dia 27 de agosto, o documento já recebeu, até esta segunda-feira (02) 2.153 assinaturas. A iniciativa surgiu após incidentes ocorridos em julho passado: no dia 7 uma carga poluidora proveniente de uma usina de Rio das Pedras provocou a morte de toneladas de peixes. No dia 24, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgotos de Piracicaba) lançou lodo de tratamento de água ao lado do rio, causando outra mortandade de peixes.

Leia também:

O abaixo-assinado cobra gestão mais eficaz e transparente dos recursos hídricos da Bacia do Rio Piracicaba. O texto lembra que o Rio Piracicaba é classificado como Classe 2, que estabelece padrões específicos para o lançamento de efluentes e a qualidade da água. No entanto, os signatários afirmam que essas regras são frequentemente ignoradas, resultando em degradação ambiental e perda de biodiversidade.

O documento também faz referência ao Sistema Cantareira, que garante o abastecimento hídrico para parte da Região Metropolitana de São Paulo, mas que, segundo o documento, contribui para a crise hídrica e ambiental em Piracicaba. O texto também critica a ineficácia do tratamento de esgoto na bacia e a falta de controle sobre o impacto das cargas poluidoras durante os períodos de estiagem. Além disso, cita que os Comitês de Bacias PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) são insuficientes para garantir a recuperação do Rio Piracicaba.

O abaixo-assinado também exige a instalação de pontos de monitoramento automático da qualidade da água, com transmissão online, para garantir transparência e controle público sobre a situação dos rios da bacia. Outro ponto é a revisão da composição dos Comitês de Bacias para garantir maior participação da sociedade civil. O documento também pede que todas as multas aplicadas por violações ambientais na bacia do Rio Piracicaba sejam revertidas em ações de recuperação da vida aquática e em compensação às populações afetadas. Além disso, propõe o repovoamento dos rios com espécies nativas e a recuperação das nascentes e áreas de proteção ambiental.

A ação foi proposta pelas seguintes entidades: Associação Ordem Shitall, SOS Rio Piracicaba, Associação Protetora do Bairro Jardim Santa Rosa, Instituto Beira Rio, Associação dos Moradores e Amigos da Nova Piracicaba, Associação Remo Piracicaba, Associação dos Amigos da Cidadania e do Meio Ambiente de Piracicaba e Sociedade para Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba.

“No fim de semana consegui mais de 300 assinaturas no barco”, disse Luis Fernando Magossi, o Gordo, do Instituto Beira Rio. “Eu tenho algumas listas para quem quiser assinar pessoalmente”, afirma, mas explicou que a assinatura pode ser feita também pelo site.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.