30 de agosto de 2024
LODO

Semae contrata empresa para avaliar toxidade em peixe

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP
A contratação foi publicada no Diário Oficial do Município na edição desta quinta-feira (29)

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) contratou a empresa ABL Business para avaliação de toxidade em peixe provocado pelo lodo da ETA (Estação de Tratamento de Água) Luiz de Queiroz. O valor do contrato é de R$ 5,94 mil. A contratação foi publicada no Diário Oficial do Município na edição desta quinta-feira (29).

Neste ano, pelo em duas oportunidades, em junho e em janeiro, o Rio Piracicaba apresentou coloração diferente. No dia 10 de janeiro, agentes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) apontaram que a coloração foi provocado que o lançamento irregular, sem tratamento, de lodo da caixa de decantação da ETA 2, oriundo da limpeza do filtro de cal.

Já no dia 26 de junho, a Cetesb foi acionada por conta do mesmo problema. Em nota, a Companhia citou que “as irregularidades constatadas são recorrentes e podem ser de responsabilidade do Semae (Serviço de Saneamento Municipal), problema que ocorre durante lavagem dos decantadores da Estação de Tratamento de Água ‘ETA II Luiz de Queiroz”. Em junho, o Semae informou que as operações da ETA seguem os padrões rotineiros para manter a qualidade da água entregue à população.

Nesta quarta-feira (28), a prefeitura informou que, em decorrência das obras de adequação no tratamento de água da ETA Luiz de Queiroz, o Semae terá de readaptar o sistema de tratamento de lodo na estação. A autarquia fará o armazenamento do material em bags (bolsas), que serão depositadas em trecho da rua Benedicto Lucio Maciel, próxima à praça da Boyes, e depois transportadas em caminhões para destinação correta em aterro com licença ambiental. Por conta dos serviços, a rua terá acesso parcialmente interditado.

A medida é emergencial e visa manter a operação regular da ETA. De acordo com a prefeitura, o lodo é resíduo do tratamento de água e, para essa implantação, era necessário uma área com cerca de 800 metros quadrados, o mais próximo possível do local. Após estudos de alternativas, foi escolhida a rua Benedicto Lúcio Maciel. A instalação será provisória, até que seja executada a estação de tratamento de lodo definitiva.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...