30 de agosto de 2024
SAÚDE PÚBLICA

Pacientes reclamam de demora no atendimento em UPAs

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Will Baldine/JP
Na UPA Vila Rezende, a demanda é considerada alta, diz prefeitura

Usuários da Upa (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Alfredo José de Castro Neves reclamaram, nesta quinta-feira  (29), de demora no atendimento. De acordo com os usuários, no período da tarde, a triagem, o atendimento médico e a medicação estavam com demora acima do normal.

“Eu estou aqui com meu pai desde as 15h15, meu tem 76 anos e até agora ele não foi atendido. Ele vai ter que passar por uma nova consulta só para ver os exames do meu pai”, disse uma usuária da rede pública de saúde, ao  Jornal de Piracicaba.

Outra pessoa saiu da Upa Frei Sigrist, na Vila Cristina para tentar um atendimento mais ágil na Vila Rezende. “Passei pela triagem e após a triagem, passei pelo médico, após muita demora, e, até aesse momento não consegui ser medicado”, disse outro usuário da UPA.

A Prefeitura foi questionada sobre a demora no atendimento. “Na UPA Vila Rezende a demanda é considerada alta. Neste momento (18h), a unidade já atendeu 242 pacientes e está com equipe de funcionários completa, tendo outros 40 aguardam atendimento com tempo de espera de até 3h30 para os casos de menor risco (azul ou verde). O atendimento pediátrico não registra espera por atendimento.

Sobre a Upa Vila Cristina, a secretaria de Saúde informa que a demanda por atendimentos estava normal, no período da  tarde, com quadro de funcionários completo. “Neste momento (fim da tarde) a unidade já atendeu 488 pacientes, com tempo de espera de até 1h para os casos de menor risco (azul ou verde). Cabe destacar que houve maior espera na unidade para realização de RX uma vez que à tarde foram atendidos pacientes com politraumas (prioritários) e os casos de menor risco tiveram que aguardar”, explicou.

A Prefeitura destacou ainda que casos não prioritários terão que aguardar, “uma vez que as Unidades de Pronto Atendimento se destinam a urgência e emergência, razão pela qual o tempo de espera é aceitável. Em se tratando de atendimentos não prioritário, os pacientes podem se utilizar dos postos de saúde nos bairros ou até mesmo a telemedicina.”

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