A boa campanha da ginástica artística do Brasil, impulsionada pelo piracicabano Diogo Soares, finalista olímpico, e pela estrela Rebeca Andrade, despertou o fascínio das crianças pelo esporte em Piracicaba. A Pira Olímpica, escola que formou o Diogo, teve um aumento de 30% no número de matriculados nas últimas semanas.
Empolgada com a grande procura, a direção da academia quer acelerar os vários projetos já em andamento para fazer da cidade uma referência na ginástica. O processo de renovação pós-Diogo vem sendo feito, com equipes sendo formadas; também há o desejo de voltar a ter parceria com a Prefeitura.
VEJA TAMBÉM - XV encara o Oeste na largada do 'mata-mata'
“O Diogo foi um grande alavancador da ginástica artística masculina não só na Pira Olímpica, mas também no Brasil todo. Hoje ele é a grande referência masculina da modalidade”, declarou o diretor da Pira Olímpica, Luís Felipe Salomão.
Ex-atleta, Salomão veio do Rio de Janeiro e está há cerca de três meses à frente da ginástica artística na cidade. O técnico Daniel Biscalchin, que está no Flamengo com Diogo Soares, auxilia à distância. Salomão conta que, antes dos Jogos, a Pira Olímpica tinha cerca de 100 crianças. Hoje, são 130. Já as aulas para adultos começarão em breve.
VEJA TAMBÉM - Divisão Especial: meninas do XV aguardam aval da FPF
“Somos especialistas em ginástica artística. Temos o melhor técnico do Brasil, que é o Daniel Biscalchin”, diz Salomão. “O Daniel se envolve muito em todo o processo, desde a construção de um treinamento das escolinhas, passando pela equipe de base até o atleta adulto de alto rendimento.”
“Não quer dizer que, algum dia, não possamos ter outras modalidades (como, por exemplo, ginástica rítmica). Mas, hoje, estamos nos reafirmando como melhor academia de ginástica artística de Piracicaba e região, para em um futuro próximo sermos a maior referência do Brasil na modalidade”, contou o diretor.
VEJA TAMBÉM - Tio Régis: quartas de finais de jogos neste domingo
Atualmente, a academia tem uma equipe de base masculina, que está sendo preparada para representar Piracicaba nos diversos campeonatos regionais, estaduais, nacionais e internacionais.
O time masculino é composto por quatro atletas: Leo (9 anos), Felipe (9 anos), Heitor (8 anos) e Luca (8 anos). “Também temos uma equipe feminina que já participa de campeonatos regionais. E muitas surpresas estão por vir”, finalizou o diretor.
SELAM
Salomão explicou que a academia pretende retomar a parceria com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). “Com a pandemia do covid e o último ciclo preparatório das olimpíadas, tivemos que pausar esse convênio, mas temos a intenção de voltar o quanto antes”, declarou.
O diretor contou que a parceria com o Poder Público “foi de suma importância tanto para alavancar as equipes de alto rendimento, como revelar grandes atletas, sendo o principal deles o Diogo Soares. Esse convênio com a Prefeitura durou muito tempo.”
VEJA TAMBÉM - Renovação no apito: FPF ganha 4 árbitros de Piracicaba
Ele explicou também que a ideia é massificar o esporte para que Piracicaba seja um centro de referência no Brasil. “Queremos dar a oportunidade de mais crianças terem acesso a esse esporte, seja por hobby ou de forma profissional e quem sabe descobrir novos Diogos Soares e Rebecas Andrade.”
“O objetivo é transformar Piracicaba na maior referência da ginástica artística do Brasil e estamos correndo atrás de um projeto para isso. Não posso dar muitos detalhes agora, mas em breve teremos coisas boas vindo aí”, revelou.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.