16 de novembro de 2024
DIVISÃO ESPECIAL

Time feminino do XV de Piracicaba aguarda aval da FPF

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Mariana Kasten/XV de Piracicaba
O XV durante o Paulista de 2023: equipe chegou ao vice-campeonato

O time feminino do XV de Piracicaba está no aguardo da FPF (Federação Paulista de Futebol) para confirmar sua participação no Paulista da Divisão Especial deste ano. Em 2023, a equipe fez uma bela campanha e conquistou o vice-campeonato – perdeu a final para o Marília por 4 a 2.

O técnico Leandro Silva, o Leandrinho, disse que a equipe irá participar novamente da competição, apesar de ter perdido o convênio com a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). No entanto, a parceria entre XV de Piracicaba e Caldeirão permanece.

VEJA TAMBÉM - Tio Régis: torneio tem 'mata-mata' neste domingo

Leandrinho afirmou que, mesmo “sem nenhum centavo da Selam”, o futebol feminino de Piracicaba vai continuar “porque tem muita história”, com participação em várias competições nos últimos anos.

“No ano de pandemia, a Tarciane passou aqui pelo Caldeirão, no pelo nosso projeto. Zagueira titular na olimpíada, contratada agora por um time da Europa e nosso contrato encerrado na cidade; muito triste”, contou.

SELAM
A Comissão de Monitoramento e Avaliação da Selam informou que o processo com a modalidade futebol feminino não foi prorrogado porque “a entidade não cumpriu as regras publicadas no edital do chamamento público, entre elas, por exemplo, número mínimo de núcleos para execução do trabalho”.

A Comissão, após fiscalização, também identificou “um número menor de alunas ao mencionado em relatório mensal”.

VEJA TAMBÉM - Taça das Favelas: Industrial mira quartas de final

Ainda segundo a Selam, “mesmo havendo discordância nas exigências do Chamamento Público nº 09/2022, a Comissão de Monitoramento e Avaliação da Selam recebeu o representante da entidade e propôs a readequação dos itens citados, mas não foi atendida pela entidade”.

QUANDO?
Ainda não há oficialmente nenhuma informação da FPF (Federação Paulista de Futebol) para o início do Campeonato Paulista da Divisão Especial. Porém, a expectativa é que o torneio deste ano comece entre o fim de setembro e o início de outubro.

Algumas jogadoras do XV de Piracicaba, remanescentes do ano passado, devem continuar neste esse ano, além de outras aquisições de atletas que buscam aparecer no cenário estadual e podem ser contratadas.

“Temos equipe para competir de novo pelo título”, garante O técnico Leandro Silva, o Leandrinho, otimista com o que as meninas podem oferecer.

Em 2023, o Paulista da Divisão Especial aconteceu entre os meses de outubro e novembro, com seis equipes. Além do XV e do MAC, jogaram a competição o Independente, de Limeira; Velo Clube, de Rio Claro; Brothers, de Votuporanga; e Mauaense, de Mauá.

Leandrinho contou que outra meta do Caldeirão é voltar com as categorias de base para que o time feminino tenha condições de revelar várias atletas para o time principal.

“No adulto, elas trabalham, tem os compromissos dela. Hoje não é como era antes, quando tinha bolsa da faculdade, ajuda de custo, alojamento...”, contou. “Para o futuro, estamos trabalhando quem sabe com um sub-18 e sub-20”, finalizou.

MASCULINO
Enquanto o time feminino do XV de Piracicaba vive a expectativa de jogar o Paulista, a equipe masculina segue os trabalhos visando ao compromisso deste sábado (25), às 15h, diante o Oeste, em Santana do Parnaíba, na abertura da fase eliminatória da Copa Paulista.

Com a oitava colocação na fase de grupos, o Alvinegro terá o privilégio de decidir o “mata-mata” em casa, no Barão da Serra Negra, no próximo dia 30 (sexta-feira), às 19h30.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.