A FPF (Federação Paulista de Futebol) realizou na semana passada a formatura de 45 árbitros e árbitros-assistentes, que passaram a atuar no quadro da entidade já a partir deste domingo (18). Deste total, quatro são de Piracicaba: Welinton da Silva Santos, Giovani Aguiar, Henrique Calderan e Vinícius Nunes Lima dos Santos.
A turma de 2024 realizou o curso de arbitragem na Escola de Árbitros Flávio Iazetti, vinculada à FPF, e agora estão aptos para o trabalho. Essa formação é o primeiro passo para uma carreira que pode culminar na CBF (Confederação Brasileira de Futebol), na Conmebol e até na Fifa.
VEJA TAMBÉM - Copa Paulista: XV precisa acumular pontos
O curso teve duração de um ano, com conteúdo teórico e prático, e foi dividido em três módulos. O curso é o mesmo para árbitros e assistentes, porém, o aluno faz a opção em que função irá atuar. A partir daí, passa a ter treinamentos específicos para a função que escolheu.
Antes de chegarem à FPF, os quatro profissionais de Piracicaba já possuíam ampla experiência no futebol amador da Noiva da Colina. Eles se destacaram nos últimos anos nas finais dos campeonatos da Superliga e em competições da região, em cidades como Artur Nogueira, São Pedro, Rio Claro e Limeira.
VEJA TAMBÉM - Taça das Favelas: Industrial pede ajuda para cobrir despesas de viagem a SP
“Meus próximos passos resumem-se em um objetivo: o de trabalhar sempre pela busca da excelência no desempenho das minhas funções e aproveitar todas as oportunidades para meu desenvolvimento pessoal, humano e profissional”, explicou Vinícius Nunes.
“Meus planos são evoluir a cada dia. E sempre em busca do conhecimento, procurando ser a cada dia um ser humano melhor, fazendo isso também serei um árbitro melhor”, declarou Giovani Aguiar. “Quero conquistar meus objetivos traçados no futebol, que amo de paixão desde criança; e a arbitragem; que foi amor à primeira vista e que hoje corre eu meu sangue”, completou.
VEJA TAMBÉM - Tio Régis: torneio tem quatro jogos de 'mata-mata' neste domingo (25)
Já Henrique Calderan nem bem pegou o diploma e já atuou no último domingo como assistente em quatro partidas: Sub-11 - Itapirense x Guaçuano; sub-12 - Itapirense x Guaçuano; sub-13 - Itapirense x Inter de Limeira; e sub-14 - Itapirense x Inter de Limeira.
“Vou buscar me dedicar e dar meu 100% a cada escala, mas, projetando a um longo prazo, creio que a prioridade é buscar adquirir mais vivências em campo para que isso possa quem sabe, em um futuro, abrir portas no quadro nacional”, afirmou o piracicabano.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.