23 de agosto de 2024
CINEMA NA ESALQ

Premiado, Oppenheimer será exibido no CinEsalq em agosto

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) realiza mais uma edição do CinEsalq no próximo dia 21 de agosto no Anfiteatro do Departamento de Química da escola. O filme escolhido é o drama baseado em fatos reais Oppenheimer, que conta a história do processo de pesquisa e fabricação da bomba atômica. A atividade é realizada pelo Serviço de Cultura e Extensão Universitária, e tem como objetivo passar filmes que retratem temas sociais, culturais e ambientais para a comunidade geral. A exibição é gratuita.

Saiba mais

Lançado em 2023, Oppenheimer se tornou um fenômeno entre os espectadores ao provocar a reflexão sobre os custos humanos da inovação e ambição humana. O filme, dirigido por Christopher Nolan, é uma exploração intensa da vida de J. Robert Oppenheimer, físico que liderou um projeto que ajudou a desenvolver a primeira bomba atômica.

O filme conta a história do protagonista desde a sua educação na Europa até a formação e liderança do Projeto Manhattan, programa do governo dos Estados Unidos que uniu vários cientistas da época, especialistas em várias áreas de conhecimento, como física e química, para criar a primeira bomba atômica. No contexto da Segunda Guerra Mundial, o artefato foi utilizado para atacar as cidades de Hiroshima e Nagasaki. O uso da bomba afetou Oppenheimer, principalmente após ver a sua criação se transformar em algo que mudaria completamente o rumo da história da humanidade, desencadeando  histeria em massa e se tornando um símbolo de opressão e tensão ao longo dos anos.

O longa combina uma narrativa biográfica com a reflexão moral sobre a ciência e suas consequências. Oppenheimer levou o prêmio de melhor filme, além de mais de seis prêmios principais na 96ª cerimônia do Oscar. Christopher Nolan ganhou seu primeiro Oscar de melhor diretor, enquanto Cillian Murphy ganhou o prêmio de melhor ator. Robert Downey Jr. ganhou como melhor ator coadjuvante. O filme foi o maior arrecadador global a ganhar o prêmio principal da academia desde ‘O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei’, em 2004, com US$ 1,15 bilhão em todo o mundo.

O filme Oppenheimer será exibido no próximo dia 21 de agosto no Anfiteatro da Química da Esalq. A entrada é gratuita. A sessão começa às 17h45 e os espectadores poderão curtir o filme com pipoca gratuita.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.