Pesquisa registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) traz novos números para a corrida eleitoral para prefeito de Piracicaba. O levantamento foi realizado pela Índice Pesquisas.
As entrevistas foram coletadas de 5 a 8 de agosto com 440 pessoas, das quais 97% residentes na zona urbana e 3% moradores na zona rural. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 01122/2024.
De acordo com o levantamento, considerando os cenários espontâneo e estimulado, o atual prefeito Luciano Almeida (PP), candidato à reeleição, e a deputada Professora Bebel (PT), levariam a disputa para o segundo turno.
Ocorre que no cenário espontâneo, Barjas Negri (PSDB) tem 34% das intenções de voto e, o atual prefeito, aparece na segunda posição, com 8% dos votos. No cenário estimulado, Barjas Negri aparece com 37% das intenções e a Professora Bebel tem 18%.
A pesquisa também avaliou o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). 65% acham a gestão ótima ou boa e 21% ruim ou péssima. 14% não sabem ou não responderam.
DEMAIS CANDIDATOS
Na pesquisa espontânea, a Professora Bebel aparece em terceiro lugar com 7,5%, seguida do deputado Alex Madureira (PL) tem 6,5%, Paulo Campos (Podemos) tem 6%, Helinho Zanatta (PSD) tem 4% das intenções de voto, outros 2% e não sabem 31,5%.
Na pesquisa estimulada, Helinho Zanatta aparece em terceiro com 14%, seguido de Alex Madureira tem 9%, Luciano Almeida, soma 9%, Paulo Campos tem 7%, Vinícius Bena, 1% e Edvaldo Brito, 0,5%. Não sabe ou nenhum somou 4,5%.
A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%, o que significa que se fossem realizadas cem pesquisas, em 95 delas os resultados obtidos estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.
Os entrevistados também foram ouvidos sobre em quem não votariam de jeito nenhum. Nesse quesito, o atual prefeito lidera com 34% dos votos, seguido pelo ex-prefeito Barjas Negri, que tem 18%.
A Professora Bebel recebeu 15% das intenções nesse questionamento, seguida de Edvaldo Brito, com 7%, Vinícius Bena, com 6%, Paulo Campos, 5%, Alex Madureira, 5%, Helinho Zanatta, 4% e não sabem ou nenhum 6%.
AVALIAÇÃO
De acordo com o levantamento, 64% avaliam a gestão do prefeito Luciano Almeida como ruim ou péssima. Ótimo e bom somam 27%. Não sabem ou não responderam 9%. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é reprovado por 63% dos entrevistados e 37% o aprovam.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.