23 de dezembro de 2024
PERSONA

Candidato a prefeito, Brito promete trabalhar pelo povo

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 6 min
Divulgação
Edvaldo Brito, líder do Avante e candidato a prefeito de Piracicaba

Com a proximidade das eleições, a política predomina entre os assuntos do dia a dia dos piracabanos. Os nomes já confirmados nas convenções e as pesquisas eleitorais fomentam as conversas.

Nesta entrevista, conversamos com o administrador Edvaldo Brito, líder do Avante e candidato a prefeito, acompanhado pela enfermeira Fernanda Tonin, também do Avante, que concorre como sua vice. A convenção que oficializou a candidatura ocorreu no dia 27 de julho. “Essa convenção é uma etapa crucial para as próximas eleições. Não é apenas uma festa de lançamento de candidatura, mas um evento jurídico onde ouvimos nossos correligionários para escolher os melhores nomes para Piracicaba. Fernanda e eu estamos felizes por termos reunido um time de tantas pessoas boas, honestas, trabalhadoras e batalhadoras, todas unidas pelo desejo de proporcionar uma vida melhor aos piracicabanos”, disse. Além de definir os candidatos a prefeito e vice, a convenção também estabeleceu a chapa de vereadores.

Edvaldo Brito é natural de Ribeirópolis (SE), mas aos 15 anos mudou-se para Barra Bonita (SP), cidade próxima a Jaú. Em 2004, mudou-separa Piracicaba, onde já concorreu ao cargo de prefeito em 2016 e 2020. Ele integrou a gestão do prefeito Luciano Almeida, que concorre à reeleição, e eixou o Executivo. Posteriormente, disponibilizou seu nome como candidato a prefeito, que acabou confirmado na convenção.

O senhor fez parte até recentemente da gestão Luciano Almeida, por que deixou a administração municipal?

Primeiro, é preciso esclarecer um fato.  Quando houve o desgaste político na cidade na administração do Luciano, na qual houve até aquela fase inicial de impeachment, e que a cidade iria perder porque não tinha fundamentação, nós do Avante fomos acionados para ajudar a cidade. Aí eu escolhi ajudar a cidade no desenvolvimento de projetos. E isso aconteceu durante um período de 5 a 6 meses.

O que o senhor identifica como prioridade em Piracicaba?

Cuidar melhor das pessoas. E quando digo isso, eu englobo uma série de ações e políticas públicas que visam garantir uma saúde de qualidade, humanizada e que seja para todos; urbanização das favelas; mais capacitação e qualificação da mão de obra para quem quer trabalhar; mais infraestrutura para promover o desenvolvimento de Piracicaba de forma sustentável e permanente.

Na sua visão, como deve ser a relação do município com o governo do estado? 

Quando assumimos um mandato público devemos ter ciência de que não vamos governar apenas para os nossos correligionários. Na condição de prefeito de Piracicaba, você pode ter a certeza de que governarei para todos. E isso também envolve o bom relacionamento com todas as esferas de poder.  Tenho mais de 32 anos de vida pública e, pra quem acompanha os bastidores, sabe que sou conhecido como um construtor de pontes, muito mais dedicado no beneficio do povo que em palanques. Ou seja, sempre soube articular bem e unir lideranças em torno de um propósito para trazer melhorias para os cidadãos de forma geral.  Com certeza, no meu primeiro mês de mandato vou procurar o governador Tarcísio para alinharmos os grandes projetos que irão resolver os problemas de Piracicaba.

E com o Governo Federal?

Sou apaixonado pela democracia. Sou uma pessoa do povo. É pelo povo que irei trabalhar. Hoje o Avante conta com 7 deputados federais. Mas, além disso, sou do diálogo e vou querer sempre o melhor para Piracicaba. O meu lado é defender o povo. Independente de minhas convicções, irei argumentar com quem estiver no poder para trazer melhorias para Piracicaba. Um dos problemas que mais afligem a população atualmente é a falta d’água.

Como resolver essa questão?

Com gestão eficiente do Semae, é claro. Hoje, a rede de abastecimento de Piracicaba está obsoleta, com encanamentos que têm mais de 60 anos e estão podres, cheios de vazamento. Isso é resultado dos últimos 20 anos da velha política, com sucessivas más administrações que só tinham compromisso com os mais ricos, deixando as comunidades e os bairros mais pobres sem dignidade para as pessoas.  Falta coragem para fazer o que é certo. O acesso à água potável é um direito básico e deveria ser garantido para a população. Com uma boa gestão e trabalho sério, vamos muito além da troca do encanamento, construindo caixas d'água e poços de armazenamento nos bairros mais carentes.

Na Saúde, quais ações entende como necessárias para redução da espera por consultas e exames?

O investimento na saúde básica é primordial para desafogarmos as filas no atendimento especializado.  Em Piracicaba o nosso projeto é para eliminar as filas de exame, eliminar as filas de consultas nas especialidades e eliminar as filas de cirurgias.  Para isso, vamos criar uma nova infraestrutura de integração e tecnologia para isso ser solucionado.

Na Educação municipal, o que entende que precisa mudar?

Na Educação, existem duas frentes que precisam de uma atenção primária.  Uma delas é a maior oferta de creches, pré-escolas e escolas que atendam as demandas do município, primando por estruturas que suportem adequadamente a formação integral dos alunos.
A segunda está em garantir uma melhor qualificação profissional e técnica dos nossos jovens para ocuparem as melhores vagas oferecidas pelas indústrias e empresas que estão instaladas em nosso município.

Sobre as ações judiciais movidas pelo Avante relacionadas a outros candidatos na Justiça. Qual a motivação?

Contra a corrupção. Se não fosse para isso, eu não precisava nem me candidatar. Se for para brigar por tudo que defendo, por tudo que acredito, por tudo que as pessoas esperam de mim, qual o sentido de eu ser candidato? Eu não crio confusões. Mas elas aparecerem e tem que ter alguém que tenha coragem de enfrentar os poderosos. Querem que eu pare de lutar, de criticar? Só não roubar, não desviar dinheiro, não criar máfias de ambulâncias e não enganar o povo. Eu brigo pelo que eu acredito e para colocar em prática tudo o que me comprometi a fazer pela população de Piracicaba. Eu amo meu trabalho. Desde que entrei para a política, descobri o que me motiva a levantar da cama todos os dias. Já imaginou como seria se todos os políticos brigassem pelo melhor para população?

Na sua opinião, quais as principais preocupações que o eleitor deve ter com relação aos candidatos a prefeito?

Investigar bem o passado de todos os políticos, A corrupção não é culpa da política, e sim das pessoas que escolhemos.  Hoje em dia é muito comum ouvirmos de pessoas que não gostam de política. Com a narrativa que é por conta da corrupção e de manipulação de ações para atender interesses pessoais e não da população, temos que entender que esse quadro negativo só poderá mudar através da própria política. Mesmo que muita gente fale que não gosta de “política” nós fazemos política todos os dias. Porque a política está ligada com à vida em comum, no que se refere ao bem público, às regras, leis e normas de conduta dessa vida, e isso afeta a todos nós. A política não é só para governantes e à profissão em si. Por isso, quando você decide não participar da política, você também está agindo politicamente, pois está deixando que as coisas permaneçam do jeito que elas estão. Quando você decide não fazer nada, nada muda. Porque a política é o instrumento de ação de transformação da sociedade. Claro que todo mundo erra, quem não já escolheu alguém que o decepcionou. E isso é motivo para desistirmos? Mas temos sim que acreditar numa Piracicaba melhor.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.