Começa nesta sexta-feira (9) a décima edição do Festival de Jazz Manouche de Piracicaba. O evento acontece de graça no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e segue até o sábado (10), com apresentações de músicos brasileiros e de vários outros países, além de workshops e master classes sobre o estilo musical. A entrada é livre.
Saiba mais
O festival, ao longo de sua programação, reunirá a participação de importantes músicos de Taiwan, Japão, Holanda, Romênia, Argentina e Venezuela, além do Brasil. “Em 2024, o festival chega a sua 10ª edição. Uma ocasião muito especial, com muita história a contar e muito a celebrar. Como sempre, teremos músicos renomados e aclamados mundialmente e certamente teremos dias incríveis de muito intercâmbio e apresentações de grande qualidade para o público”, afirma Fernando Seifarth, idealizador e organizador do festival.
O destaque do primeiro dia do evento são os músicos holandeses Paulus Schafer, Tim Kliphuis e Simon Planting, que participam do evento pela primeira vez e sobem ao palco do Teatro do Engenho às 20h30. Antes deles, se apresentam às 19h30, para abrir a edição no mesmo teatro, Florian Cristea (Romênia/Brasil), Sandro Haick e Danilo Vianna (São Paulo), com os convidados Ricardo Pellican (Argentina) e Fernando Seifarth (Piracicaba). Na primeira noite, os shows acontecem no palco interno do Teatro do Engenho e é necessário retirar os ingressos na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo.
O festival segue no sábado (10), com as apresentações no palco externo do teatro, também com entrada gratuita. As atrações têm início às 14h, com a abertura da exposição de fotos de Eloy Porto Neto, por Antonio Trivelin, no Armazém 8. Às 14h30, acontece a abertura com o Hot Club de Piracicaba. Às 15h, sobe ao palco externo o Jazz Cigano Quinteto com André Ribbas (Curitiba).
Outro destaque é a estreia dos músicos de jazz da Ásia. Às 16h, Yen-Hua Wang (Taiwan) sobe ao palco com o Quinteto do Hot Club de Piracicaba. Também se apresentam Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto (Japão), que terão como convidados os músicos Thadeu Romano e Danilo Vianna (São Paulo), Vinicius Araujo (Curitiba) e Fernando Seifarth. Às 18h acontece o show do Gypsy Jazz Club (Brasília). Às 19h, se apresentam Ricardo Pellican e Walter Coronda (Argentina), com Danilo Vianna, Marcelo Cigano (São Paulo) e Mauro Albert (Florianópolis). Às 20h, a programação será encerrada com Roque Monsalve (Argentina), Bina Coquet (São Paulo), Rafael Marrero (Venezuela) e Nando Vicencio (São Paulo).
As jam sessions e workshops também são destaques da programação do evento. No dia 9 de agosto, às 20h30, A Tutta Birra recebe jam session com Vitrola Manouche e convidados. No dia 16 de agosto, às 20h, acontece a jam session “Ásia-Brasil”, no Primo Luiz, com Yumi Tsubouchi, Daiki Yamamoto, Yen-Hua Wang, Fernando Seifarth, Renato Borghi e convidados.
Quanto aos workshops, no dia 12 de agosto, às 14h30, acontece na EMESP Tom Jobim, em São Paulo, o Workshop de Gipsy Jazz com Tim Kliphuis. No dia 16 de agosto, às 15h, o Instituto Formar, em Piracicaba, recebe o Workshop Música Internacional, com Fernando Seifarth, Yen-Hua Wang, Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.