O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) completa 57 anos nesta quinta-feira (1°) e marcou a sessão magna da instituição para o mês de agosto. A sessão será no Salão Nobre Helly de Campos Melges, na Câmara de Piracicaba no dia 14 de agosto, às 19h30. O evento será aberto à população.
Saiba mais
Na sessão, está programada uma palestra com o professor e Promotor de Justiça aposentado, Paulo Affonso Leme Machado, com o tema “A Defesa Jurídica do Rio Piracicaba: Informação e Participação”, na qual será abordada a necessidade de um olhar especial para o rio. Também, na sessão, serão entregues as medalhas Prudente de Moraes. De acordo com o jornalista e atual presidente do IHGP, Edson Rontani Júnior, o direito de entregar a homenagem é exclusivo do instituto. “A sessão magna é importante para nós pois é a ocasião em que entregamos a Medalha Prudente de Moraes, sendo o IHGP a única entidade local que possui direito a outorga desta homenagem, segundo lei dos anos 1970 assinada pelo então prefeito Adilson Benedito Maluf”, diz Rontani. A entrega das medalhas é considerada o ponto alto da solenidade.
A homenagem é entregue aos piracicabanos que possuem contribuição importante para a sociedade de Piracicaba. Neste ano, serão homenageados o cirurgião-dentista Antonio Oswaldo Storel, a assistente social Ivani Olívia Fava Neves e o economista Pedro Valentim Marques. A sessão também vai empossar como novos membros do IHGP os professores Carlos Eduardo de Freitas Vian e Cayo Murillo Casarim Cassiano.
O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba foi instalado durante as atividades comemorativas dos 200 anos de Piracicaba, no dia 1° de agosto de 1967. É uma entidade particular, sem fins lucrativos e com diretoria voluntária que preserva a história de Piracicaba em documentos como jornais, fotografias, livros e outros materiais audiovisuais. Possui em seu acervo jornais locais desde 1883. Tem na presidência o jornalista Edson Rontani Júnior, e na vice-presidência Sylvana Zein.