A Hyundai Motor Brasil anuncia novas iniciativas voltadas para a reutilização de materiais e otimização de recursos em sua planta em Piracicaba. A empresa, que no último ano se tornou a primeira fabricante de automóveis a ser certificada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, acaba de ter o reconhecimento renovado após aumentar seu índice de conformidade na destinação de descartes de 93% para 94,2%. Com esse resultado, a Hyundai Motor Brasil se junta a um seleto grupo de apenas três empresas do setor industrial com fábricas instaladas no estado de São Paulo que alcançaram uma classificação superior a 94% e receberam nota máxima de boas práticas adotadas.
Uma das iniciativas recém apresentadas pela Hyundai prevê a confecção de tapetes automotivos provenientes dos retalhos de PVC descartados na produção dos bancos dos veículos. A ação é realizada em parceria com a Borkar, empresa fabricante de tapetes automotivos e distribuidora de acessórios. A Hyundai entrega os retalhos à Borkar, que armazena e utiliza esses resíduos na fabricação de novos tapetes. Atualmente, a montadora estima que potenciais cinco toneladas mensais de retalhos, que seriam descartadas, ganharão novo ciclo de vida na cadeia automotiva. A iniciativa prevê também o envio de resíduos de todos os tipos de selantes do processo de pintura, antes descartado e incinerado, para reúso no processo de produção dos tapetes.
Uma segunda ação adotada pela montadora trata a reciclagem da borra de tinta residual do processo de pintura dos veículos produzidos em Piracicaba. Nesta parceria com a Global Química, a Hyundai vai direcionar, a cada mês, mais de 500 toneladas de borra de tinta, a base de água ou solvente, para a produção de uma tinta de segunda linha, utilizada em manutenções prediais e projetos ambientais. “No ano passado, quando nos tornamos a primeira montadora do país certificada pelo Lixo Zero, deixamos claro que aquele era apenas mais um passo em nossa busca contínua por uma melhor relação com o meio ambiente. Com as novas iniciativas, comprovamos mais uma vez nosso propósito de trabalhar por um mundo melhor para as gerações que virão no futuro”, afirma ao JP Marcos Oliveira, COO (Chief Operating Officer) da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.