27 de julho de 2024
ARTIGO

Rede social é o atual cartão de visita para o seu cliente? 


| Tempo de leitura: 2 min

Foi-se o tempo que somente amigos faziam parte da sua rede social, nessa era digital, as redes sociais tornaram-se ferramentas poderosas não apenas para a socialização, mas também para o desenvolvimento profissional e empresarial.

Para profissionais liberais, autônomos, empresários e empreendedores, estas plataformas são mais do que simples canais de comunicação; são vitrines que exibem conhecimento, confiabilidade e competência. 
Mas a pergunta que surge é: como utilizar essas redes para construir e manter a credibilidade profissional? E ainda, o uso da tecnologia é obrigatório?

Não há como negar importância das Redes Sociais, pois a qualquer indicação de profissional, eu particularmente já corro pesquisar o perfil na rede social, analisar o trabalho, os feedbacks, assim como eu, tenho certeza que você também faz isso.

A internet mudou a forma como as pessoas buscam e consomem informações. Por isso, um perfil bem gerido pode servir como um cartão de visita virtual, criando oportunidades e fortalecendo relacionamentos.
Não basta ter um perfil na rede social, é necessário uma Construção de Credibilidade, e essa base está no conteúdo, ao elaborar artigos, posts e vídeos  que abordem temas atuais, mudanças na legislação, dicas para profissionais da área, ou consumidores, mas para se tornar uma referência da área de atuação, o profissional precisa ter consistência, ou seja, postar de forma regular , além de sempre trazer inovações, atualizações, tendencias, enfim, é trabalhoso, mas ficar no offline não é (ou é) uma opção nos tempos atuais?

As redes sociais, quando usadas estrategicamente, podem ser poderosos cartões de visita para empresas, autônomos, prestadores de serviços, são formas de demonstrar conhecimento, interagir com potenciais clientes e estabelecer uma presença profissional robusta, além de ampliar – e muito- sua rede de contatos, mas não basta atrair novos clientes, o foco principal sempre deve ser consolidar sua credibilidade no mercado.

Ter uma rede social ativa não pode ser fator preponderante para a contratação de um profissional, afinal, número de seguidores não deve ser base para mensurar a capacidade de um profissional. Imagina deixar de ir em um médico por não tem um expressivo número de seguidores, não parece algo inaceitável? Pois é, mas saibam que acontece muito, não na área médica, mas já vi muitos profissionais serem validados – ou não- pelo número de seguidores.

Em que pese a necessidade de nos adaptarmos as tecnologias, nós não podemos deixar que parâmetros tão rasos sejam preponderantes para avaliarmos um profissional. Entendo que o uso da tecnologia deva ser voltado para facilitar nossa vida, contudo, sempre serei a favor do estudo, da dedicação, e da competência dos profissionais, seja no online, ou no offline.

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