20 de julho de 2024
EDUCAÇÃO

Oito escolas de Piracicaba podem se tornar cívico-militares; VEJA

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradibi/JP
Escola Professor José Romão é uma das c

A Secretaria Estadual de Educação divulgou a lista de escolas estaduais que vão passar por consulta pública com a comunidade para se tornarem parte do programa de escolas cívico-militares a partir de 2025. Segundo a lista, divulgada no Diário Oficial do Estado na última quinta-feira (18), oito escolas de Piracicaba vão passar pela consulta pública.

Saiba mais

As escolas listadas pelo governo estadual são: Professor Elias de Mello Ayres; Professor José Romão; Professor Abigail de Azevedo Grillo; Professor Jethro Vaz de Toledo; Edson Rontani; Dom Eduardo Milad Koaik; Professor Doutor João Chiarini e; Professor Juracy Neves de Mello Ferracciu.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, esta é a segunda etapa do processo de implementação do projeto. Entre os dias 21 e 28 de junho, os diretores de todas as unidades da rede pública paulista opinaram sobre a adesão ao novo modelo. Nesse período, 302 diretores manifestaram interesse em atuar no modelo das escolas cívico-militares. A partir do edital, as unidades de ensino deverão organizar reuniões com pais ou responsáveis até o dia 31 de julho para discutir o novo modelo. A opinião das comunidades escolares será registrada entre os dias 1º e 15 de agosto. Poderá participar da consulta pública mãe, pai ou responsável pelos alunos menores de 16 anos de idade; estudantes a partir de 16 anos de idade ou famíliares, em caso de abstenção de alunos dessa faixa etária; e professores e profissionais da equipe escolar.

“Nosso objetivo é ouvir a sociedade e a comunidade escolar. A adoção do novo modelo passa necessariamente pela consulta pública. Esta iniciativa foi estruturada para ser implementada de forma gradual, com muito diálogo e escuta da nossa rede”, afirma o secretário-executivo da Seduc-SP, Vinícius Neiva. A expectativa da secretaria é iniciar o projeto em 2025 com 45 unidades educacionais da rede.

As 45 escolas selecionadas para integrar o programa serão conhecidas até o final de agosto. O período coincide com a primeira etapa do processo de matrículas e transferências na rede estadual de ensino. Até o início de setembro, estudantes poderão registrar intenção de transferência para essas unidades ou para outras escolas da rede.