Uma comitiva da Prefeitura de Piracicaba visitou a Barragem de Santa Marina, na cidade de Cordeirópolis, na última quarta-feira (17) para entender a construção e planejamento para viabilizar uma barragem similar em Piracicaba. A comitiva foi formada pelo prefeito Luciano Almeida (PP), além de engenheiros e técnicos da prefeitura.
Saiba mais
A ideia é a de que seja construída uma barragem às margens do Rio Corumbataí, para garantir o abastecimento sustentável de Piracicaba, principalmente em épocas de estiagem. A barragem construída em Cordeirópolis tem capacidade para 1,5 bilhão de litros de água. “É um projeto muito similar ao que a gente queria, que é de 1 bilhão e meio de litros, um projeto muito similar ao que a gente espera fazer no nosso Rio Corumbataí, para garantir o abastecimento de água para 100, 200 anos de nossa Piracicaba”, disse o prefeito em publicação nas redes sociais. “Viemos aqui para não perder tempo, ver o que foi feito, como foi feito, o que a gente precisa corrigir para que a gente possa ser mais rápido, eficiente e ter uma barragem totalmente sustentável. Espero que a partir daqui, dos nossos técnicos, a gente consiga terminar o mais rápido possível os nossos estudos para começar o nosso projeto e, a partir daí, sim, licitar o início do processo da construção da barragem no Rio Corumbataí em Piracicaba”, completou.
A visita foi acompanhada pelo prefeito de Cordeirópolis, Adinan Ortolan. “Fomos a primeira a entrar e a última cidade a sair da crise hídrica nos anos de 2014 e 2015. Tivemos dois anos de racionamento na cidade, em que o fornecimento era paralisado por 12h”, disse Ortolan. “Essa barragem tem grande importância para a segurança hídrica do município. Realmente é um trabalho incrível de engenharia que serve de inspiração às cidades que buscam alternativas de mitigação dessa crise ambiental que vivemos”, completou.
Em junho de 2024, o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) contratou a empresa Festi & Festi Consultoria e Planejamento por R$ 99 mil para estudo sobre a viabilidade da implantação de uma barragem no rio Corumbataí, em Piracicaba. A contratação foi publicada no Diário Oficial do Município no dia 11 de junho. A barragem é uma aposta da Prefeitura para aumentar a reservação de água em Piracicaba, que sofre com problemas de desabastecimento em diversas regiões, principalmente em época de calor, quando o consumo de água é mais elevado.
Em entrevista ao JP na época, o prefeito afirmou que objetivo é que “nessas épocas de estresses hídricos, tenhamos um volume que dê condições de suportar dois, três meses de falta d’água se tiver dificuldades de abastecimento. Esse é o caminho e é o que a gente (Comitês PCJ) está fazendo na região de Campinas, na represa de Pedreira, e a gente sabe que é esse o caminho. Se não fizer o represamento, não vamos garantir o abastecimento de água no futuro para os municípios da nossa região”.