16 de julho de 2024
DIVINO

Mais antiga festa de Piracicaba, Festa do Divino começa hoje (7)

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação

Começa hoje (7) a tradicional Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba. A edição, de número 198, vai até o próximo dia 14 de julho, no Largo dos Pescadores e avenida Beira Rio. O evento, que reúne atividades religiosas e artísticas, é organizado pela Irmandade do Divino Espírito Santo, com apoio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A expectativa da Irmandade é a de que, no primeiro dia, pelo menos mil pessoas passem pelo local.

As atrações já começam às 9h, com a missa da derrubada e bênçãos dos barcos no rio Piracicaba. A celebração será conduzida pelo padre Henrique. Na cerimônia, três barcos participaram do ato. Os dois que sobem com os marinheiros rio acima e o barco-mãe, que já estará no rio, desce para o encontro das bandeiras do Divino, que vai acontecer no dia 13 de julho, penúltimo dia de festa. Dos dois barcos que serão derrubados no rio Piracicaba, um será carregado por homens e o outro por mulheres.

Ainda no domingo, às 12h, acontece o almoço no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, a tradicional Bistecada do Divino, com animação do grupo Oitava Cor. Segundo o secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, essa é a festa mais antiga do município e em plena vitalidade. “Acontece às margens do rio Piracicaba desde 1826 e se configura como a mais tradicional manifestação religiosa e popular da região. Envolve muita fé e os devotos vêm de todas as regiões do estado e até mesmo de fora de São Paulo”, disse.

A 198ª Festa do Divino Espírito Santo de Piracicaba prossegue com o Tríduo Solene nos dias 8, 9 e 10 de julho, sempre às 20h, no barracão da Irmandade do Divino Espírito Santo, na rua Moraes de Barros, 58, no Largo dos Pescadores.

A programação segue no dia 13 de julho, considerado o grande dia das festividades. Nesta data, acontece a tradicional apresentação da congada de São Benedito, às 13h. Depois, às 14h, é a hora da apresentação da Congada do Divino Espírito Santo, no Largo dos Pescadores. às 15h será iniciada a procissão, que começa na Capela do Divino, passa pelas mortalhas da rua Capitão Antônio Correa Barbosa, seguindo pela avenida Alidor Pecorari, até o campo do União Porto e voltando pela avenida Beira Rio, até a rua Moraes Barros.

Às 16h, a atenção se volta para o rio Piracicaba, quando acontece o Encontro das Bandeiras, Nas águas do rio Piracicaba, as 16 horas, acontecerá o Encontro das Bandeiras, entre os Irmãos do Rio de cima e Irmãos do Rio de baixo, com a presença de autoridades civis e religiosas. Na sequência, às 17 horas, acontecerá a Missa do Encontro das Bandeiras, também a ser celebrada pelo Padre Henrique Dionisio Asi. Por fim, a partir das 18h30, tem início o jantar e com shows musicais na sede da Irmandade do Divino e no Largo dos Pescadores.

No domingo, dia 14, o bispo da Diocese de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, celebra uma missa especial na Catedral de Piracicaba a partir das 9h30. Depois da missa, os fieis seguem em procissão até a capela de Nossa Senhora Aparecida, na rua Prudente de Moraes, e finalizam o cortejo no Largo dos Pescadores, onde os atuais festeiros, Rafael Protti e Liliane Sartori, vão passar a bandeira aos novos festeiros, o vereador Gilmar Rotta e sua irmã, Jacqueline Aparecida Rotta Jayme. Novamente, haverá apresentação da Congada do Divino Espírito Santo e, a partir das 12 horas, almoço e show musical.

A 198ª edição da Festa do Divino Espírito Santo acontece entre os dias 7 e 14 de julho. Convites e mais informações podem ser obtidos com a Irmandade do Divino Espírito Santo, que fica na rua Moraes Barros, 58, Centro, ou pelo telefone (19) 3434-9701.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.