06 de outubro de 2024
CARROS

Golpe do Chapolin: novo crime usa controle do portão para roubar

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Freepik
A astúcia dos criminosos está no uso da tecnologia para roubar carros.

Um novo crime tem assustado moradores de São Paulo. Segundo a Polícia Civil, já há diversos casos pelo interior do Estado.

Utilizando um aparelho semelhante ao controle remoto de portões de garagem ou até mesmo o próprio controle, criminosos conseguem desativar o travamento das portas e alarmes do veículo, deixando poucos rastros visíveis da ação criminosa. É o chamado golpe do "Chapolin", apelido dado ao dispositivo ilegalmente adquirido em sites de compras internacionais.

O golpe, nomeado em homenagem ao icônico personagem da TV mexicana, surgiu em 2018 e ressurgiu com vigor em 2024. A astúcia dos criminosos está no uso da tecnologia para cometer roubos.

O dispositivo é ativado quando o proprietário do carro está prestes a travar o veículo. Nesse momento, os ladrões acionam o "Chapolin" simultaneamente com a ação da chave do dono do carro. O aparelho gera um sinal eletromagnético que confunde o alarme, fazendo com que ele não emita o som de travamento.

Ou seja: quando o dispositivo do criminoso é ativado simultaneamente com o comando do proprietário do carro, os sinais impedem o travamento das portas.

Neste caso, o objetivo dos criminosos é um só: furtar objetos de valor que estejam no carro. Rádios, estepes, mochilas, tablet, notebook, celulares estão entre os itens mais cobiçados pelas quadrilhas.

O "golpe do chapolin" é um crime bastante sofisticado e de difícil detecção. Esse tipo de assalto assusta a população, já que ele é praticamente imperceptível, mas existem formas de se proteger. A primeira delas é a mais simples: checando se as portas estão realmente fechadas.

Outra maneira pesa um pouco no bolso, porém é uma das mais efetivas. Sempre que possível estacione em locais seguros, como estacionamentos privados. O uso de um rastreador no veículo também é uma boa opção.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...