14 de agosto de 2024
ARTIGO

Causas da rejeição


| Tempo de leitura: 3 min

Hoje vou falar um pouco sobre as causas da rejeição para que você possa se identificar e assim mudar o que for necessário para ser mais liberto e feliz!

Apenas um pouco de rejeição pode causar uma ferida para a alma que abrirá uma porta. Por meio dessa porta aberta, os seus pensamentos podem se tornar cada vez mais negativos e isso passará a dominar a sua mente. Há muito poucas pessoas que não são seriamente afetadas pela rejeição quando adultas. Mas quais são as causas da rejeição? A lista é longa, mas vou aqui falar das principais: gravidez indesejada; aborto desejado e tentado; uma criança nascida com o sexo "errado" (isso é para pais que desejavam menino, mas tiveram uma menina, ou vice-versa); uma criança nascida com deficiência, incluindo dificuldades de aprendizagem – problemas físicos; comparações com outro irmão; adoção; abandono; a morte de um ou ambos os pais; abuso físico, verbal, sexual, emocional; privação de amor; pais com problemas mentais; ser vítima das circunstâncias, incluindo enfermidades crônicas que requerem hospitalizações prolongadas; rejeição de colegas; conflitos dentro do lar; rejeição no casamento, infidelidade ou divórcio.

A rejeição pode atacar uma pessoa enquanto ainda estiver dentro do ventre materno. Isso pode ocorrer por intermédio de uma concepção indesejada, um aborto desejado ou tentado. Em alguns casos, as sementes de rejeição são plantadas ao nascer, quando os pais que desejavam uma menina descobrem que o novo bebê é um menino, ou vice-versa. Uma criança que nasce com algum tipo de deficiência e de inabilidades pode experimentar rejeição, assim como crianças que são comparadas frequentemente com um irmão ou uma irmã.

Adoção, abandono ou até a morte de um dos pais podem causar rejeição, porque a criança sente que tem a obrigação de ser perfeita. Uma doença mental de um dos pais também pode causar rejeição na criança, pois o pai ou mãe podem estar ali fisicamente, mas mentalmente estão ausentes, pois não participam de atividades normais da família. Existem relatos de crianças que dizem; “Porque papai não me ama mais? Porque não conversa mais comigo”?

Algumas vezes, as crianças são simplesmente vítimas das circunstâncias, tal como recém-nascido que tem que permanecer no hospital por dois ou três meses antes de os pais poderem levá-lo para casa. Talvez os médicos e enfermeiros sejam incapazes de demonstrar grande carinho, e o bebê se ressente disso.

Talvez uma criança tenha nascido em um lar onde haja conflitos constantes e à medida que a criança cresce, assume o conflito como culpa dela.  “Se eu fosse melhor, então a mamãe e o papai não brigariam tanto”! Ainda que o ideal seja que os pais nunca briguem, se você tem uma discussão na frente dos seus filhos, certifique-se de que você voltará para eles mais tarde com algum tipo de explicação. Assegure os seus filhos que, embora as pessoas se amem, nem sempre estão em perfeito acordo o tempo todo. Esteja certo de que seus filhos sabem que seus problemas não são culpa deles.

Frequentemente quando há uma serie de turbulências no lar, uma criança terminará se sentindo ignorada. Porque, os pais estão gastando muito tempo lidando com seus próprios problemas, se esquecendo de atender as necessidades da criança, e os filhos se sentem rejeitados!

Há ainda a rejeição dos colegas. Todos experimentam rejeição de algum companheiro. Adultos sentem isso também. Nós todos necessitamos de aceitação.

Tudo o que trouxe neste artigo são portas abertas para rejeição. Talvez você tenha sido vitima da rejeição e mesmo que você tenha odiado os problemas o seu lar durante sua infância, talvez esteja continuando este comportamento hoje com seus filhos. É necessário ter consciência disso para mudar, então hoje é o seu dia, faça diferente do que seus pais fizeram com você!

Com carinho, Fabiane Fischer

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.