05 de outubro de 2024
EDUCAÇÃO

Estado estuda construir novo prédio para a escola Eduir Scarpari

Por André Thieful | andre.estevao@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Claudinho Coradini/JP
Nova escola vai substituir a atual EE Eduir Scapari, de acordo com o projeto de lei

A Prefeitura de Piracicaba enviou à Câmara Municipal projeto de lei para desapropriação de uma área no bairro Pompeia para a construção de uma nova escola estadual. Se aprovado pelos vereadores, o prédio será construído em um terreno na avenida Rio das Pedras, próximo à esquina com a rua Eliseu Danelon.

De acordo com o projeto do Executivo, o novo prédio vai abrigar a Escola Estadual  Eduir Scarpari, localizada à rua Lutero Luiz, no Jardim Alvorada. “A Fundação para o Desenvolvimento da Educação, responsável pela construção e manutenção das escolas estaduais de São Paulo, está estudando a viabilidade técnica para construção de uma escola estadual nova, no terreno da Avenida Rio das Pedras, para substituir a escola existente, EE Eduir Scarpari. Por ser um terreno de posse e propriedade do município de Piracicaba solicitou verificar a disponibilidade e interesse do Município em realizar a doação do referido imóvel à Fazenda do Estado de São Paulo para que essa nova escola seja construída”, diz o prefeito na justificativa do projeto.

A construção do novo prédio é necessário porque a escola Eduir Scarpari é do padrão Nakamur, que possui paredes de material leve próximo ao PVC com vigas metálicas. Além disso, parte da cobertura da escola é metálica, o que gera bastante calor.

A escola tem, atualmente, 915 alunos e atende o segundo ciclo do ensino fundamental e o ensino médio.

A área a ser doada para o Estado é de 7,1 mil metros quadrados. O projeto ainda não entrou na pauta de votação dos vereadores, que iniciaram o recesso nesta sexta-feira (28).

O projeto de lei enviado ao legislativo registra que a área doada deverá ser usada exclusivamente para a construção e implantação de unidade escolar. “Não podendo ter sua finalidade desvirtuada em nenhum sentido. A utilização do imóvel para outros fins implicará na interposição por parte do município, a qualquer tempo, das medidas judiciais ou administrativas cabíveis, visando à reversão do bem ora doado ao patrimônio municipal, com todas as benfeitorias porventura executadas, não gerando direito à indenização de nenhuma espécie”, traz o PL.

VIDA NOVA - No bairro Vida Nova, outra escola estadual está sendo finalizada. O prédio fica na Estrada Elias Gabriel da Silva, próximo ao conjunto habitacional. A instituição foi projetada para atender cerca de 840 alunos.

Com uma área construída de 3.379,40 m², a nova escola conta com 12 salas de aula, além de ambientes pedagógicos planejados para estimular o desenvolvimento integral dos estudantes. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, “a expectativa é que a nova escola se torne referência em excelência educacional, proporcionando aos alunos uma formação de qualidade, com profissionais qualificados e recursos adequados”.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...