27 de julho de 2024
HANDEBOL

Piracicabana é convocada e fica perto dos Jogos Olímpicos

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jprjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação/CBH
Mariana Costa é uma das atletas mais experientes da seleção

A ponta-direita piracicabana Mariana Costa, 31 anos, é uma das 21 atletas convocadas para a última fase de treinos da Seleção Brasileira Feminina de Handebol, que se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris. As jogadoras permanecerão até o dia 4 de julho no Rio de Janeiro.

Após esse período, o técnico Cristiano Rocha irá definir as 17 atletas que vão para a França e, com elas, o sonho da medalha olímpica. Serão mais duas semanas entre trabalhos físicos, técnicos e táticos para que o grupo chegue pronto para o desafio olímpico.

Na lista do treinador, nenhuma novidade em relação às últimas convocações. Além de Mariana Costa, Cristiano Rocha manteve o grupo que ficou entre os dez melhores nos últimos mundiais e conquistou o bicampeonato do Sul-Centro Americano.

“Acredito neste grupo. Pudemos ver uma evolução muito grande neste ciclo olímpico. As jogadoras têm entendido bem nosso modelo de jogo e isso traz confiança. Vamos disputar a competição mais importante do planeta e precisamos chegar lá muito bem-preparados”, afirmou o treinador.

LEIA MAIS: Vôlei adaptado garante mais cinco vitórias

Os treinamentos da Seleção Brasileira acontecem no Centro de Desportos da Aeronáutica. Durante a fase, serão realizados três trabalhos abertos ao público e à imprensa, sendo eles nesta sexta-feira (21), das 17h30 às 19h; no sábado (28), das 10h às 12h; e no dia 3 de julho, das 17h às 18h30.

TRAJETÓRIA

Aos 31 anos, Mariana Costa é uma das líderes do elenco brasileiro e praticamente garantida na convocação final. Paulistana de nascimento, a atleta descobriu sua vocação na Noiva da Colina, onde veio morar com a família quando tinha apenas 10 anos. Atualmente, ela joga no Gurpea Beti-Onak (ESP). Na Seleção Brasileira desde 2010, Mariana Costa tem no currículo o título mundial de 2013, aos 21 anos.

Além da conquista de 2013, Mariana Costa levantou ainda com a Seleção Brasileira a taça de bicampeã Pan-Americana (2019, em Lima, no Peru; e em 2023, em Santiago, no Chile). Por clubes, foi campeã na Austrália (2014/2015); e na Dinamarca (2016/2017), entre outras conquistas.

AS CONVOCADAS

GOLEIRAS - Gabi Moreschi, Bárbara Arenhart e Renata Arruda; ARMADORAS - Bruna de Paula, Patrícia Matieli, Samara Vieira, Jhennifer dos Santos, Kelly Rosa, Micaela Rodrigues, Giulia Guarieiro, Mariane Fernandes e Gabriela Bitolo. PONTAS - Adriana Cardoso, Larissa Araújo, Mariana Costa, Ana Cláudia Bolzan, Jéssica Quintino e Thaís Fermo. PIVÔS - Tamires Araújo, Marcela Arounian e Sabryne Santos.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.