15 de dezembro de 2025
DIA DA INDÚSTRIA

Indústria é protagonista da economia piracicabana

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Erick Gomes, presidente do Simespi, avalia cenário local

Piracicaba ostenta com orgulho o título de polo industrial de destaque no cenário nacional. Ao longo de sua história, a cidade trilhou um caminho de constante desenvolvimento impulsionado pela força motriz da indústria. “Desde sua origem marcada pela produção açucareira, passando pela diversificação com a instalação de empresas multinacionais, até a consolidação como referência em setores como o de máquinas e autopeças, Piracicaba se reinventou e se adaptou às demandas do tempo, sempre com a indústria como bússola”, afirma Erick Gomes, presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras).

Segundo ele, em 2023, as indústrias de Piracicaba empregaram mais de 45 mil trabalhadores, representando 35% do PIB municipal. “No ano passado, a cidade se consagrou como a quarta maior exportadora do Estado de São Paulo e a 12ª do país, com U$ 3,5 bilhões em vendas para o exterior”, completa.

O setor metalmecânico, representado pelo Simespi, possui mais de 1.330 empresas na cidade. “Um censo realizado em 2023 pelo Simespi em parceria com o grupo de extensão Markesalq/Esalq identificou as necessidades das empresas e vai gerar uma pauta de reivindicações para as eleições de 2024.

Gomes avalia que o futuro da indústria em Piracicaba é promissor. "A cidade possui mão de obra qualificada, boa infraestrutura e um ambiente de negócios favorável. Ainda que haja muito a ser conquistado e aprimorado, temos que reconhecer que Piracicaba é uma cidade desenvolvida e arrojada graças à sua indústria", afirma.

Para o presidente do Simespi, a indústria em Piracicaba representa mais do que números e estatísticas. "É a garra e a determinação de um povo que constrói o seu futuro com as próprias mãos. É a força que move a cidade, gera renda, impulsiona o desenvolvimento social e garante a qualidade de vida da população", conclui.