O fechamento da loja Americanas no shopping na última segunda-feira, 13, reacendeu uma velha discussão na cidade: "será que 'nada' fica em Franca"? O Portal GCN/Rede Sampi listou grandes marcas que já passaram pelo município e fecharam suas portas. A lista tem pelo menos 15 "gigantes" e é liderada por supermercados e atacados, abrangendo cafeteria, lanchonetes, lojas de eletrônicos e materiais de construção e varejistas de eletrodomésticos.
A Americanas não é a primeira grande rede a sair do shopping. A Starbucks abriu sua loja em Franca em fevereiro de 2022. Ficava localizada em frente à Riachuelo e o público formava fila para comprar os produtos. Procura que não impediu a maior cadeia de cafeterias do mundo de sair do município de 352 mil habitantes em 2023. A SouthRock Capital, dona da rede de cafeterias, entre outras marcas, entrou com um pedido de recuperação judicial em São Paulo após somar dívida de R$ 1,8 bilhão, em novembro de 2023.
O ano passado também decretou o final da Saraiva. A operação no centro de compras começou em dezembro de 2016. Em matéria publicada pelo GCN na inauguração, dizia que “um grande público estava presente para conhecer as instalações da livraria”. Movimento que diminuiu ao passar dos anos. A empresa, que já foi a maior livraria do Brasil, fechou todas as suas lojas físicas e demitiu seus funcionários em setembro de 2023.
O Bob’s fechou sua lanchonete na praça de alimentação. Se voltar mais ao passado, a C&C (Casa e Construção) atuou durante sete anos na cidade. O encerramento das atividades aconteceu em setembro de 2013.
Supermercados e atacadistas
Saindo dos corredores do shopping para a avenida Antônio Barbosa Filho, próximo ao Posto Galo Branco, a região abrigou por seis anos à norte-americana Walmart (2013-2019). O encerramento de suas atividades no país chegou após sequenciais crises econômicas. O Grupo Big comprou o Grupo Walmart do Brasil, e o prédio azul foi pintado de vermelho para receber o Maxxi Atacados. Com vida curta na cidade, fechou suas portas em março de 2023. Atualmente, o Sam’s Club opera nas dependências.
O Walmart não foi à única gigante multinacional do setor alimentício a sair de Franca. O Carrefour manteve suas portas abertas por cinco anos, fechando em 2011. A marca francesa foi adquirida pelo Atacadão, que montou sua loja no mesmo prédio.
Na avenida Ismael Alonso y Alonso, ao lado do “Lanchão”, funcionou o Super Box, o Pão de Açúcar e o Compre Bem – todos pertencentes ao mesmo grupo. Foram dez anos de operação, chegando ao final em agosto de 2007. O complexo de 12 mil metros quadrados, avaliado em cerca de R$ 6 milhões na época, foi comprado pela Hidromar.
O Makro se despediu de Franca em 2023. A unidade, junto com lojas em Campinas e Ribeirão Preto, foi arrematada pelo Savegnago. No prédio da avenida Reinaldo Chioca foi instalado o Paulistão Atacadista em março deste ano.
Outros setores
Nos setores de eletro e eletrônicos, Ricardo Eletro (2009), Kalunga (2015) e Ponto Frio (2016) também baixaram as portas em Franca.