27 de julho de 2024
SOLIDARIEDADE

Piracicaba se une para ajudar Rio Grande do Sul; veja como doar

Por Roberto Gardinalli |
| Tempo de leitura: 3 min
Ricardo Stuckert
Pessoas físicas, entidades e empresas podem fazer doações ao estado gaúcho

O Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba) aderiu à campanha estadual de arrecadação de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A população pode doar água e produtos de higiene e limpeza diretamente no Centro Cívico. As doações podem ser feitas até o dia 10 de maio, às 12h.

Também serão pontos de arrecadação a Casa do Artesão - Amoporto, localizada na Av. Alidor Pecorari, s/n, Parque da Rua do Porto; Casa do Hip Hop, rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200, Paulicéia; Acipi , rua Prudente de Moraes, 463, Centro.

Pessoas físicas, entidades e empresas podem fazer doações. A ação faz parte da mobilização do Governo de São Paulo, que também conta com equipes de resgate, embarcações e aeronaves. Os itens arrecadados em Piracicaba serão enviados para o Fussp São Paulo, que reunirá as doações de todos os municípios do estado e enviará diretamente ao governo gaúcho.

Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 83 pessoas morreram em decorrência dos temporais. No total, 111 pessoas estão desaparecidas.

OUTRAS ENTIDADES

A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) vai receber doações para enviar para a população atingida pelas chuvas no Rio Grande do Sul. A campanha do Campus em Piracicaba faz parte de uma iniciativa da USP (Universidade de São Paulo). As doações podem ser feitas no Edifício Central da Esalq até a próxima quarta-feira (8). A prioridade, segundo a Esalq, é para a doação de água potável e produtos de higiene e limpeza. As doações também podem ser feitas via Pix pela chave pixsantander@fusp.org.br

O XV de Piracicaba também anunciou uma campanha de arrecadação de doações. Podem ser doados roupas, calçados, alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, ração para animais e outros itens. As doações podem ser levadas nas lojas XV Mania Barão, localizada na rua Silva Jardim, 849, Alto; e na XV Mania Casarão, na rua do Porto, 1433, Parque da Rua do Porto.

Os Correios passaram a receber doações de alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e roupas. Além disso, itens de vestuário e utensílios domésticos transportados pelo serviço postal e que não foram procurados pelos destinatários, tendo esgotado todas as tentativas de entrega e ultrapassado o prazo de 90 dias para reclamação previsto no Código de Defesa do Consumidor, também serão doados pela empresa estatal às vítimas. Em Piracicaba, as doações podem ser entregues em qualquer agência dos Correios. Além disso, a unidade do Poupatempo estadual em Piracicaba, localizada na Praça José Bonifácio, também vai receber doações.

A Diocese de Piracicaba, que já recebe doações em todas as paróquias e na sede, criou uma chave Pix para arrecadar doações em dinheiro. A chave é o CNPJ 51.860.338/0001-54, do Fraterno Auxílio Cristão de Piracicaba, vinculado à Diocese. O Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba) e o Sindicato dos Metalúrgicos também recebem doações de mantimentos e equipamentos, como lanternas, pilhas e caixas de fósforo em suas sedes.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...