Pesquisas eleitorais de intenção de voto para prefeito, divulgadas neste mês, trazem também a avaliação dos entrevistados sobre a gestão do prefeito Luciano Almeida (PP). Na pesquisa realizada pelo Instituto Índice, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 04811/2024, 41% consideram a gestão péssima e 24,5% ruim. Já na pesquisa do Instituto Paraná, com o número 04441/2024, a gestão é ruim ou péssima para 63,3% dos entrevistados e 76,9% desaprovam a gestão. As pesquisas mostram também um alto número de indecisos, votos brancos e nulos.
"A eleição não começou ainda. 70% da nossa população ainda não sabe em quem votar. Pesquisa nesse momento não reflete a realidade nem de intenção de voto ou rejeição. As pessoas estão preocupadas com suas vidas, com a educação de seus filhos, com seus trabalhos, suas rotinas. As velhas raposas estão forçando uma barra para antecipar o processo eleitoral”, disse o prefeito ao Jornal de Piracicaba, que pediu posicionamento sobre os índices demonstrados pelos levantamentos.
O prefeito acredita que a situação será revertida. “O povo saberá separar o joio do trigo. Piracicaba está mudando. Quando assumi a Prefeitura, sabia que enfrentaria muitas dificuldades, pois isso é inerente a uma cidade do tamanho de Piracicaba. Muito além das dificuldades que já eram esperadas, encontramos um sistema arcaico, feito para não funcionar, cheio de vícios, sem planejamento e gestão séria, além do enfrentamento da maior crise sanitária mundial da nossa época, que foi a pandemia da covid-19”, afirma.
De acordo com o prefeito, programas implementados em sua gestão serão reconhecidos a médio e longo prazo. Além disso, ele criticou gestões anteriores. “Se no passado tivessem tido o mínimo de planejamento esse desgaste para colocar a casa em ordem não seria tão grande. Se houvesse gestão pensando no desenvolvimento, a cidade não estaria há mais de 18 anos sem recape e manutenção asfáltica, não estaria sofrendo com falta d´água e que estamos trabalhando para corrigir”, disse.
O prefeito também afirmou que o choque de gestão mostra resultados, seja na eficiência administrativa financeira seja na prestação de serviços a Sociedade. “Coloquei o dedo em diversas feridas, mas sempre respeitando o dinheiro público e as pessoas envolvidas, com muito compromisso com os serviços, e isso, por muitas vezes, não é compreendido. Fui eleito com a proposta de fazer diferente, pra que, de fato tivéssemos uma administração séria e eficiente e entregaremos essa casa em ordem”, disse.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.