27 de julho de 2024
OPINIÃO

Possível crise pode afetar produtores de laranja

Por Aline K Soares | FSJK - Consultoria Multidisciplinar
| Tempo de leitura: 1 min

Nos últimos meses, temos presenciado o crescimento dos pedidos de recuperação judicial de vários produtores rurais. Inclusive, muitos deles tem sido abordados em nossa coluna diária.

Produtores como o GRUPO PERÃO, fortes no ramo cafeeiro, GRUPO PALMEIRAL, pioneiros na indústria e comércio de produção e exportação de palmitos, GRUPO TISSOT, estratégicos no desenvolvimento do agronegócio e transporte de calcário, dentre outros, tem arduamente tentado o soerguimento das suas empresas através da recuperação judicial.

Segundo dados da FUNDECITRUS - FUNDO DE DEFESA DA CITRICULTURA, chegou a vez dos produtores de laranja enfrentar tempos difíceis. Estudos apontam que a safra nos estados de São Paulo e no Triângulo Mineiro, caíram 2,22% na colheita de 2023/2024 em comparação a temporada anterior.

Um dos fatores apontados como responsáveis, foram causadas pelo fenômeno El Ninho, que influencia na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, ocasionando em poderosas alterações no clima.

Ao nosso ver, existe uma possível tendência de aumento nos pedidos de recuperação judicial por parte dos produtores rurais, que reflete em uma conjunção de fatores desafiadores que serão enfrentados pelo setor agrícola. 

Por Aline K Soares - FSJK - Consultoria Multidisciplinar