21 de novembro de 2024
ARTIGO

Vantagens e benefícios de andar de bicicleta (2/4)

Por Luiz Xavier |
| Tempo de leitura: 3 min

Controle ou redução de peso: pedalar regularmente pode ser uma ótima estratégia para emagrecer e para o controle do peso corporal. O ciclismo é um exercício que queima calorias de forma eficiente, principalmente quando praticado em intensidades mais elevadas ou em terrenos acidentados. Pedalar eleva a temperatura do corpo, acelera o metabolismo e potencializa a queima de calorias. Por isso, é uma ótima pedida para quem quer perder peso.

Regula os níveis de colesterol: de acordo com a endocrinologista Cristiane Moulin, os exercícios aeróbicos, como a bicicleta, são os mais efetivos no combate ao colesterol alto. Como as respostas benéficas requerem uma prática contínua de atividade física, o exercício deve ser uma prática que traga prazer para que se tenha aderência. A atividade física é tão eficaz quanto os remédios no combate ao colesterol alto. Exercício físico modifica comportamentos e padrões viciosos. Medicamentos, não.

Quando adotamos a proposta de fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação com o objetivo de cuidar da saúde, promovemos uma modificação de comportamento. O aumento no fluxo sanguíneo durante a atividade estimula a produção de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade). Conhecido como ‘colesterol bom’, ele ajuda a remover o colesterol LDL das artérias. Aumentar os níveis de HDL ajuda na redução do risco de comprometer as artérias.

Pesquisas mostram que andar de bicicleta pode ajudar a controlar a diabetes, especialmente em combinação com uma dieta saudável e exercícios regulares. Os benefícios de andar de bike ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue e prevenir a obesidade.

Aumenta a longevidade: a prática consistente do ciclismo tem sido associada a uma maior longevidade. O exercício aeróbico regular melhora a saúde cardiovascular, reduz o risco de doenças crônicas e ajuda a manter um peso ideal, fatores diretamente relacionados à longevidade. O ciclismo promove um estilo de vida ativo, o que contribui para uma melhor qualidade de vida e um envelhecimento saudável.

Melhora a qualidade do sono: o ciclismo, como já mencionado, ajuda a regular os ritmos cardíacos, o que contribui para um sono mais profundo e reparador, e uma boa qualidade de sono é essencial à recuperação muscular, à função cognitiva e ao bem-estar geral.

Estabelecimento de uma rotina de exercícios: incorporar a bicicleta à sua rotina diária pode ajudar a estabelecer uma prática regular de exercícios. Ao definir um horário específico para pedalar, você cria um compromisso consigo mesmo e aumenta a probabilidade de seguir essa rotina. Pedalar regularmente, mesmo que seja por curtos períodos, auxilia a desenvolver o hábito de se exercitar, algo fundamental para uma vida saudável e ativa.

Diminui o risco de demência e Alzheimer: embora a bicicleta em si não seja capaz de diminuir diretamente o risco de desenvolver Alzheimer, a prática regular de exercícios físicos, como pedalar, tem sido associada a benefícios ligados à prevenção dessa doença neurodegenerativa. Em estudo publicado no Journal of Aging and Physical Activity (2020), os pesquisadores examinaram os efeitos do ciclismo em adultos mais velhos. Os resultados indicaram que a prática regular estava associada a melhorias na saúde cardiovascular e à melhora das habilidades cognitivas, incluindo a memória. Esses achados sugerem que o ciclismo pode ter um papel importante na prevenção de condições relacionadas à saúde cerebral, como o Alzheimer”.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.