Um portal afiliado à rede
10 de maio de 2024

MÚSICA

‘Concertos ao Cair da Tarde’ apresenta imersão de cânticos gregorianos

Apresentação acontece hoje (13), das 18h30 às 19h30, no Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe

Por Fernanda Rizzi
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

13/03/2024 - Tempo de leitura: 2 min

Claudinho Coradini/JP

Hoje (13), das 18h30 às 19h30, acontece o primeiro programa do “Concertos Ao Cair da Tarde” deste ano, no Lar Escola Coração de Maria (entrada pela Rua José Ferraz de Carvalho, 748). O retorno das apresentações traz uma seleção de obras que remetem à idade média. A entrada é gratuita. 

A primeira parte do concerto trará uma imersão nos cânticos gregorianos com trechos da "Missa de Angelis". Sob a condução dos músicos Claudio Lysias Vieira, Antonio Pessotti, Rui Kleiner, Norberto Vieira, Antonio Garcia, Edison Cerignoni e Marcos Januário, o público será transportado para o universo místico dessas melodias sacras.

No período do canto gregoriano, monges dedicavam-se à escrita e à cópia dos cânticos tradicionais para serem entoados, geralmente sem acompanhamento, em uma única voz. Contudo, apesar da resistência da Igreja, as canções populares começaram a se desenvolver.  A complexidade aumentou quando a polifonia, a técnica de sobrepor múltiplas melodias distintas, surgiu, tornando-se uma prática disseminada por toda a Europa. Surgiram então os trovadores, membros da aristocracia, que entoavam suas canções em palácios para convidados, e os menestréis, oriundos do povo, frequentemente convidados a se apresentar em festas palacianas.

Já na segunda parte do programa, os espectadores poderão ouvir compositores brasileiros de compositores de diferentes épocas e estilos. Terão suas obras apresentadas, desde o Ponteio nº 49 de M. Camargo Guarnieri; “Meu Grande Amor”, de F. Lozano; “Valsinha do Marajó”, de Waldemar Henrique; “Preludio nº 3” e “Canção do Poeta do Século XVIII”, de H. Villa Lobos; “Uma Barquinha Azul”, de Erotides de Campos; “No Fundo de meu Quintal”, de F. Mignone. 

Os músicos Cecilia Bellato, Eliana Asano, Suelen Almeida, Cidinha Mahle ao piano; Luis Libardi no violão; Antonio Pessotti como tenor; Rui Kleiner no bandolim; Sonia Dechen como canto e meio soprano; e Antonio Garcia no fagote, se unem para dar vida a essa diversidade musical desta parte. 

"Em nossos programas, em 2024, vamos procurar sempre, na primeira parte, seguir com músicas e compositores da História da Música, dentro das épocas das quais fizeram parte e na Parte II somente música brasileira, de vários autores, estilos e épocas", comenta Cidinha Mahle, uma das organizadoras do evento. 

Mais datas já estão agendadas. Os próximos espetáculos acontecerão no dia 10 de abril, 8 de maio e 12 de junho, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 19h30.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.