12 de julho de 2025
Logo Header
LITERATURA

Escritora Miltes Machuca lança livro bilíngue 'Lica, A Menina Que Ama o Céu'

Por Fernanda Rizzi | fernanda.rizzi@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 1 min
Geraldo Donizeti Fonseca
Capa da Notícia
Miltes Machuca é paranaense, mas foi radicada em Piracicaba

A escritora Miltes Machuca lança o livro bilíngue "Lica, A Menina Que Ama o Céu", neste sábado (24), às 10h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. O evento também contará com a presença da Juliana Zoega, responsável pela tradução da obra para o inglês. A entrada é gratuita.

     Voltado ao público infanto-juvenil, o livro mergulha na história de Lica, uma personagem inquieta e reflexiva que se aventura por diferentes realidades, tanto urbanas quanto rurais. "Lica é uma menina cheia de energia, de emoções dentro do peito e muitas interrogações na cabeça. Nesta história você vai conhecer alguns acontecimentos na vida de Lica e as muitas perguntas que pulam como pipocas em sua mente. Será que ela irá conseguir respondê-las?", explica a autora.

A tradução da obra, um trabalho conduzido pela professora Juliana Zoega, aliada às ilustrações de Ana Yasbeck, contribui para a universalidade da história. Miltes Machuca enfatiza que o lançamento de "Lica, A Menina Que Ama o Céu" é fruto de um esforço coletivo de um grupo de mulheres. "Não fazemos nada sozinhos, é a união de forças e conhecimentos, e ainda bem que é assim", comenta.

O livro representa não apenas uma conquista individual da autora, mas também uma celebração da colaboração e do poder transformador da literatura. Com 57 anos de idade, a paranaense afirma que a sua trajetória no mundo da literatura se iniciou como hobby, e no momento, se encontra em licença sabática de sua atuação como professora da área de contabilidade. A publicação é feita pela editora Plenaluz, com o comando de Monique Leite.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.