25 de dezembro de 2024
ARTIGO

Marketing do setor automotivo

Por Professor Giuliani |
| Tempo de leitura: 3 min

O significado de marketing mudou, e hoje é muito mais complexo do que foi no passado. Além disso, também evoluiu a noção da palavra marketing, que atualmente é utilizada para designar um grande número de ações e de atividades relacionadas com o mercado.

O marketing pode ser compreendido como um conjunto de esforços criativos e táticos que devem ser empregados para adaptar o produto ou serviço ao mercado e às mudanças ocorridas no macroambiente, com objetivo de conservar e tornar leal o cliente.

Nesse sentido, traçar estratégias para aumentar as vendas e atrair novos clientes é o segredo para seu autocenter se destacar no mercado automotivo, o qual está cada vez mais competitivo. Das possíveis estratégias que podem ser adotadas no setor, enumero oito delas que julgo serem indispensáveis para atrair novos clientes e se diferenciar dos concorrentes:

Uma das melhores estratégias para atrair novos clientes e ampliar as vendas é investir em marketing digital. O autocenter que não investe em ações de marketing digital como estratégias para atrair novos clientes terá muitos prejuízos;

Contar com uma estratégia de pós-venda não é uma prática comum entre os autocenters e, por isso, consiste numa excelente oportunidade para você inovar, se destacar dos concorrentes e atrair novos clientes;

Ofereça diferentes serviços, pois oferecer tão somente os serviços básicos, como alinhamento, balanceamento e reparos menores, não é mais o suficiente para atrair novos clientes e fazer o seu negócio realmente crescer;

Treine a sua equipe de trabalho para atrair novos clientes. Apesar da correria que é no dia a dia do autocenter, é importante que você saiba que unicamente com o treinamento periódico e específico para cada área é possível garantir a qualidade dos serviços, desde o atendimento até o pós-venda;

Melhore seus preços: a chave para o sucesso do seu negócio é precificar os serviços de maneira correta. Uma dica é você fornecer serviços agregados ou produtos adicionais a preços mais atrativos;

Ofereça ao cliente uma experiência única: a norma nos dias de hoje é comparar serviços on-line com serviços físicos. Os consumidores estão procurando lugares que lhes ofereçam uma verdadeira experiência de compra, seja um alinhamento grátis ou até mesmo bons descontos.;

Reavalie as horas de operação. É fundamental que os proprietários dos autocenters reavaliem as horas de operação verificando os horários de espera e o número de funcionários necessários para atingir uma experiência de compra rápida e satisfatória para o cliente;

Fidelize os clientes. Eles querem comprar de empresas nas quais confiam e acreditam, bem como cada vez mais procuram os antecedentes dos proprietários dessas empresas, o histórico da organização e até da equipe de colaboradores. Portanto, as recomendações de amigos e de colegas postadas on-line na página de sua empresa e na de outros consumidores são muito importantes. Essas opiniões podem ter grande influência em uma decisão de compra, motivo pelo qual você deve ficar atento a cada uma delas.

O setor de autocenters no Brasil vivencia um período de expansão. Ao elaborar estratégias de marketing, deve-se procurar focar no atendimento às necessidades dos consumidores, pois eles apresentam perspectivas diferentes, e estar atento aos avanços tecnológicos e à diversificação de serviços. Nessa perspectiva, criam-se oportunidades para o crescimento dos negócios existentes e molda-se o futuro do setor automotivo no país.

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