21 de novembro de 2024
ARTIGO

Traços de Caráter: o corpo fala (1-6)

Por Luiz Xavier |
| Tempo de leitura: 3 min

Devido à ótima repercussão do artigo anterior (“O formato do seu corpo assinala seu traço de caráter”) e interesse em saber mais sobre os traços de caráter, resolvi publicar nas próximas semanas um pouco mais sobre o tema

Hoje, e nas próximas semanas, apresento um tema interessante que está auxiliando diversas pessoas a se encontrarem consigo mesmas e refazendo e/ou criando alguns objetivos pessoais. Quem está atuando com esta técnica séria e profunda é a Zenaide Cruz, terapeuta, psicomotricista e pedagoga, especializada em Leitura Corporal Sistêmica e também idealizadora e criadora do “Método Cruz” para atendimento dos seus clientes. Acompanhem o que ela nos diz!

Os “Traços de Caráter” são baseados nas descobertas de Wilhelm Reich, austríaco, cientista controverso, foi considerado um dos discípulos mais promissores do pai da psicanálise, Sigmund Freud,

Segundo Reich, o indivíduo tende a repetir comportamentos, posturas, sentimentos, aprendidos na infância, mas não percebe. Ele pensa, sente, age e funciona, na maioria das vezes, da mesma forma. Está preso num traço de caráter, e isso acontece porque, está sempre revivendo marcas de sofrimento (ou até traumas) ocorridas na infância. Mesmo que esteja vivendo situações diferentes, ele está vivendo no mundo do aqui, mas a forma como ele funciona, tem a ver com dinâmicas traumáticas infantis, ocorridas no passado.

Método Cruz: Os ‘Traços de Caráter’ é uma ferramenta excelente, porque na maioria das vezes, a pessoa não consegue se lembrar do que aconteceu no passado, mas a resposta está registrada no seu corpo, ou seja, como o corpo dessa pessoa foi construído. É possível identificar o trauma e assim realizar o tratamento. O trauma aqui é entendido, também, como aquelas situações emocionais e/ou afetivas que geraram desconforto muito forte e atrapalha a vida ou o dia-a-dia da pessoa.

Os traços de caráter mais escondidos, frequentemente são os mais importantes. Aqueles que são mais evidentes, não tem um grau de importância elevado. Os traços de caráter também têm máscara e sombra. Tem aqueles traços que são evidentes através dos quais o indivíduo mostra e tem aqueles traços que são ocultos. Os mais fortes são os ocultos.

Os traços de caráter moldam a mentalidade, o mundo emocional e o corpo de cada um de nós. A ação do trauma promove a reação da criança.

As cinco estruturas básicas de caráter são: Esquizoide; Oral; Psicopata; Masoquista; Rígido. Lembrando que estas denominações não têm nada a ver com os conceitos usados para classificar as doenças no modelo médico!

Os cinco traços de caráter estão presentes em todos nós, portanto não existe um caráter puro, todos nós carregamos os cinco, mas sempre vão se manifestar, na forma corporal, dois ou três tipos de caráter. Mas lembrando, temos os cinco!

O primeiro traço é o Esquizoide, na fase de desenvolvimento, o trauma que carrega é a Rejeição; o segundo traço é o Oral, o trauma que carrega é o Abandono; o terceiro traço é o Psicopata, o trauma que carrega é a Manipulação;  o quarto traço é o Masoquista, o trauma que carrega é a Humilhação;  o quinto traço de caráter é o Rígido, o trauma que carrega é a Traição (é a fase do desenvolvimento da sexualidade).

Se alguém tiver interesse e curiosidade, pode buscar conhecer um pouco mais do trabalho da Zenaide Cruz nas redes sociais: Instagram @eu.zenaidecruz

-------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.