A morte de um homem há cerca de 15 dias deixou nove cães e três gatos em situação de abandono em uma área de plantio de cana-de-açúcar à margem da avenida Rio das Pedras, nas proximidades do Hospital Ilumina.
O tutor dos animais morava em uma estrutura de concreto no meio do canavial. Na última semana de novembro ele foi à cidade, mas sentiu-se mal e morreu. Desde então, cuidadores de animais se revezam para levar água e ração ao local, que é de difícil acesso. “Nós somos em três pessoas e a gente vai revezando, cada dia vem uma para tratar deles, trazer água limpa”, explica a cuidadora Patrícia Chiarini.
Para chegar ao local onde os animais estão é preciso andar por cerca de 800 metros em carreadores de cana. Daí a dificuldade de ir todos os dias. “Principalmente se chover. Quando descobrimos essa área, nós viemos, mas tinha chovido, aí não tem como descer com o carro, tivemos que andar a pé, até achar a estrutura de concreto”, disse.
A cuidadora explicou que os animais precisam ser adotados. Enquanto isso não acontece, as cuidadoras precisam de ajuda. “A gente precisa de ajuda com medicamentos, com castração e com a alimentação deles, principalmente. A gente precisa muito de lar temporário para eles ou lar definitivo”, explica.
Todos estão saudáveis. Os cuidadores não registraram o problema no telefone 156, da Prefeitura, mas Patrícia afirma que chegou a falar com uma pessoa do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). “Nós procuramos um responsável [do CCZ], mas nos foi informado que ainda não tinha lugar para levar os cães”, afirmou.
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.
Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.