As vendas de final de ano em Piracicaba devem ter alta de 8% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo estimativa do Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região). A expectativa do aumento do faturamento reflete duas pesquisas da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), que avaliou que tanto a confiança do consumidor quanto a intenção de compra aumentaram em outubro de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado.
Segundo a pesquisa, o Índice de Confiança do Consumidor aumentou em 16,1% em outubro de 2023, comparado ao mesmo mês de 2022. O índice é medido conforme a confiança das pessoas em fazer compras de acordo com a situação econômica do país. Além desse índice, a Fecomércio utilizou a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias, que também apresentou um aumento, no caso, de 25,2% com relação ao ano passado. As pesquisas são em nível estadual.
Para o presidente do Sincomércio Piracicaba, Itacir Nozella, a expectativa positiva, maior que a de outras regiões, deve-se ao potencial econômico local. “Fatores macroeconômicos como a desaceleração da inflação e aumento da taxa de empregos, também influenciam nessa alta”. disse. O Sincomércio também avalia que o aumento poderia ser até maior em dezembro, mas há um movimento de diluição das compras entre a Black Friday e a primeira quinzena de janeiro, que são momentos de liquidações nos comércios.
Além disso, o saldo positivo na geração de empregos em Piracicaba é um fator que ajuda no aumento do consumo. “A geração de 434 mil empregos celetistas no estado até setembro de 2023, e no mesmo período em Piracicaba um saldo positivo de 5.082 de empregos formais, também devem garantir uma maior injeção de renda às festas de final de ano”, explica o presidente do Sincomércio.
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