26 de dezembro de 2024
110 ANOS XV

Clube tem trajetória de títulos e torcida apaixonada

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
O XV de Piracicaba campeão da Copa Paulista de 2016
Arquivo/JP

O XV de Piracicaba nasceu em 15 de novembro de 1913, e o Jornal de Piracicaba trouxe a novidade: “Será inaugurado hoje, nesta cidade, mais um clube de foot-ball, intitulado 15 de Novembro”. Nascia o time que viraria a paixão dos piracicabanos e que viria a ter a maior torcida do interior do estado de São Paulo.

A história do esporte em Piracicaba começa em 1903, com a fundação do Club Sportivo Piracicaba, onde os associados realizavam corridas na antiga Raia do Salto e praticavam futebol com material vindo da Inglaterra.

Alguns anos depois, na década de 10, funcionários de uma marcenaria aproveitavam o horário de almoço para se divertirem, jogando futebol com uma bola feita de meia. Eles jogavam no quintal, no mesmo espaço onde as mulheres costumam pendurar as roupas no varal.

Só que, muitas vezes, a bola batia no tecido e acabava sujando a roupa outra vez, causando um desconforto com as mulheres. Com isso, os empregados, que deram à equipe o nome de 12 de Outubro, passaram a realizar as partidas na Rua Regente Feijó. O que antes era um pasto, eles transformaram em um campo, que se tornaria o primeiro do XV de Piracicaba.

Nessa mesma época, havia outro grupo de apaixonados por futebol na cidade: o Esporte Clube Vergueirense, pertencente à família Pousa. Os dois times realizavam partidas entre si. Mas a amizade entre ambos e a paixão pelo esporte falaram mais alto. Da união entre 12 de Outubro, da família Guerrini, e Vergueirense, nascia o Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba.

Na época, Piracicaba tinha cerca de 40 mil habitantes. A economia local baseava-se na agricultura canavieira para produção de açúcar e aguardente, e do café, o que lhe rendia o apelido de “Pérola Paulista”.

O reconhecimento dos piracicabanos ao time de futebol aconteceu de imediato, até mesmo pelo envolvimento de famílias tradicionais na agremiação, o que rendeu ao XV afinidade ímpar pela identificação que o município tinha com seus integrantes. Mais de 100 anos se passaram e hoje os irmãos Pousa e Guerrini, fundadores do  clube, são responsáveis por existir uma torcida apaixonada pelo clube de sua cidade.

TÍTULOS

Do início até os dias atuais, foram muitas passagens marcantes, com títulos, quedas, glórias e sofrimentos. Em meio à sua rica história, hoje, com 110 anos de fundação, o Nhô Quim segue com um dos ícones da cidade que leva o nome.

Entre os principais títulos estão: 32 vezes campeão amador de Piracicaba; 8 vezes campeão regional, pela APEA em: 1920; 1922; 1930; 1931; 1933; 1934; 1942 e 1946; Campeão do Interior, pela APEA em 1931; campeão profissional do Interior em 1947; primeiro campeão da Lei do Acesso, em 1948; e campeão da Divisão de Acesso do Campeonato Paulista de Futebol em 1967. Mais recentemente, foi vice- campeão Paulista de Futebol em 1976; Disputou a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro ente 1977 e 1979; Campeão Brasileiro da Série “C” em 1995; e bicampeão da Copa Paulista 1996 e 2022. (com informações do site oficial do XV de Piracicaba)

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.