23 de dezembro de 2025
ÁGUA

Onda de calor: consumo diário do piracicabano aumenta de 10 a 20 milhões/litros a mais

Por Da Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Pixabay
Semae pede economia de água aos piracicabanos

O Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto de Piracicaba) orienta a população ao consumo consciente de água, levando em consideração o atual período de altas temperaturas na cidade. Nesta semana, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a atuação de uma onda de calor principalmente no interior do Brasil, abrangendo o Estado de São Paulo, no qual Piracicaba está inserida. Para este fim de semana, a temperatura máxima prevista para o município é de 38ºC, com mínima de 21ºC.

Segundo o setor operacional do Semae, em períodos como este, de temperatura ultrapassando os 35ºC, o consumo de água tende a aumentar de 5% a 10% na cidade, o que representa cerca de 10 a 20 milhões de litros de água a mais consumidos diariamente.

"É de grande importância que toda a população coloque em prática hábitos de consumo consciente da água neste período. Temos estimativas de consumo em dias bastante quentes, mas quanto maior a temperatura, maior pode ser a demanda, portanto, trabalhamos constantemente para que não haja instabilidades na rede de distribuição de água, devido ao aumento de consumo”, explicou João Vitor Santos Roesner, superintendente operacional do Semae.

Entre as orientações para uso consciente da água estão:

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...